Diferença das ferramentas domésticas, semiprofissionais e profissionais
Para quem gosta de cuidar dos próprios reparos da casa, do apartamento, do carro ou da moto, é imprescindível uma caixa de ferramentas que ofereça desde o básico até o mais complexo aparelho.
Mas, mesmo com uma boa caixa de ferramentas, muitas vezes o conserto só pode ser feito por um profissional formado e experiente na área.
Isso porque, além de ter o conhecimento técnico, o profissional também tem mais intimidade com as ferramentas.
Essa intimidade faz com que haja um sentido julgador mais aguçado e também maior desempenho no uso das ferramentas, por exemplo, a esmerilhadeira profissional, que exige um certo nível de conhecimento de quem está manuseando-a, caso contrário os riscos de acidentes aumentam consideravelmente.
Já para quem não é profissional, podem ter variados tipos de ferramentas, por exemplo, as de cunho doméstico e até semiprofissionais.
Nos tópicos abaixo, vamos abordar mais profundamente os conceitos de ferramentas, quais podem estar à disposição na sua casa e quais são de uso profissional, além de explicar a diferença entre elas.
Ferramenta doméstica
A ferramenta doméstica é a mais simples de usar e a mais fácil de encontrar, pois o conceito de ser doméstica faz com que ela seja acessível a todos.
Esse tipo de ferramenta geralmente é manual, por exemplo, chaves de fenda, extrator de pregos, martelos, alicates, entre outros, que se enquadram na mesma categoria e têm o uso quase que instintivo, não sendo necessário um manual de instruções.
Essas ferramentas também podem ser utilizadas por não profissionais. Assim, pessoas que gostam de fazer pequenos reparos na casa, como consertar uma cadeira, colocar prego em uma parede, entre outras pequenas manutenções, podem montar ou comprar uma caixa com essas ferramentas que não exigem um nível de conhecimento e técnicas elevadas para serem utilizadas.
Essa facilidade é a principal marca de uma ferramenta doméstica, além da acessibilidade. Portanto, uma ferramenta não profissional precisa funcionar para qualquer um que esteja disposto a utilizá-la.
Ferramenta semiprofissional
As ferramentas semiprofissionais são, depois das domésticas, as de uso mais flexível, pois elas podem funcionar tanto para profissionais da área, quanto para pessoas que não têm nenhum nível de formação ou profundo conhecimento técnico sobre a ferramenta.
É possível ter uma ou mais na caixa de ferramentas e utilizá-las para reparos, mas o trabalho que será feito pode exigir que um profissional o execute.
Por exemplo, um cano estourado ou um vazamento interno, esse tipo de trabalho exige a presença de um profissional, pois ele terá o conhecimento se o melhor é trocar a peça ou todo encanamento.
Se o problema pode ser resolvido com uma cola ou fita e qual tipo de cola será a mais adequada, todos esses julgamentos precisam de um maior nível de conhecimento e experiência.
Enquanto, por exemplo, trocar os parafusos de um móvel exige um nível de execução e conhecimentos básicos.
As ferramentas semiprofissionais são acompanhadas de manuais de instruções, porque elas precisam funcionar para aqueles que não têm muito conhecimento na área, além de ser de fácil manuseio.
Além disso, esse tipo de ferramenta também não possui altos níveis de tecnologia, pois quanto maior o nível tecnológico, mais difícil ela se torna para manuseio.
Esse tipo de ferramenta precisa ser flexível, o que vai definir uma melhor execução será quem a está manuseando.
Ferramenta profissional
Com alto nível tecnológico e exigindo maiores conhecimentos técnicos, esse tipo de ferramenta é de uso profissional.
A utilização desse tipo de ferramenta por uma pessoa que não tem conhecimento na área pode acarretar acidentes, alguns até fatais, pois são ferramentas complexas que não podem ser baseadas apenas nos manuais de instruções, é necessário conhecimento prévio.
Um exemplo são as motosserras. Esse tipo de ferramenta é utilizada por profissionais da área da botânica que lidam diretamente com poda de árvores, outros profissionais que cuidam de flores e plantas menores não precisam de uma motosserra.
Elas são ferramentas muito complexas, que também exigem uma roupa especial para o manuseio — por exemplo, peças com material resistente para que, caso haja um acidente, os danos sejam menores.
Por fim, se você quiser mais algumas dicas sobre as diferença das ferramentas domésticas, semiprofissionais e profissionais, veja o vídeo do canal do Adilson Pinheiro.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.