O que pode ser coceira no ouvido? 5 causas

O que pode ser coceira no ouvido? 5 causas

O que pode ser coceira no ouvido? Sentir coceira no ouvido é algo comum, para algumas pessoas trata-se apenas de episódios isolados, já para outras a coceira intensa se torna constante.

Quando a coceira no ouvido é frequente e atrapalha a qualidade de vida, é preciso ter atenção pois pode estar relacionada a outros fatores.

Existem várias causas para a coceira no ouvido, a seguir, você vai conhecer as principais delas e qual o tratamento necessário para curar os sintomas. 

Coceira no ouvido, o que pode ser?

As causas da coceira intensa no ouvido estão relacionadas desde fatores habituais, como algumas doenças que atingem a pele e o canal auditivo. Veja:

Dermatite

A dermatite trata-se de uma região alérgica que afeta a pele causando coceiras, vermelhidão e descamação. Ela pode ocorrer em diferentes partes do corpo, inclusive no ouvido, mais especificamente no canal auditivo.

Como tratar dermatite no canal auditivo?

O tratamento para a dermatite no canal auditivo exige que a pessoa procure um médico especialista, ele saberá indicar qual a melhor opção para cada caso.

Podem ser utilizadas soluções tópicas no ouvido ou até mesmo pomada para coceira no ouvido que possui corticóide em sua fórmula, com o objetivo de diminuir a reação alérgica e eliminar os sintomas.

Otite externa

Se estamos falando de dor e coceira no ouvido, o problema pode ser um pouco mais sério. A otite externa é uma doença derivada da inflamação do ouvido externo, o que pode ocorrer por diversos fatores. Entre os sintomas da otite externa estão coceira e dor no ouvido, febre, inchaço, vermelhidão e secreção na região.

Como tratar otite externa?

Para tratar a otite externa normalmente é feito o uso de medicamentos como antibióticos, analgésicos para a dor e antifúngicos, dependendo da causa da doença. É preciso realizar o tratamento corretamente para que não se agrave a infecção levando a estruturas ainda mais sensíveis do ouvido.

Uso de aparelhos auditivos

Pessoas que usam aparelhos auditivos podem estar sujeitas ao acúmulo de água no ouvido que pode causar coceiras. Para evitar esse problema é importante retirar o aparelho para realizar higienização.

Psoríase

Muita coceira no ouvido pode também estar relacionado a uma doença autoimune chamada Psoríase, essa doença causa manchas vermelhas, a pele fica ressecada e descamando, além de dores e coceiras. Ela pode afetar diferentes partes do corpo, entre elas o ouvido.

Como tratar a psoríase?

Por se tratar de uma doença autoimune, ela não possui cura, porém pode ser controlada com uma mudança de hábitos da pessoa afetada, priorizando o bem estar e uma rotina mais tranquila.

Além disso, alguns remédios tópicos podem ser recomendados pelo médico para aliviar os sintomas.

Excesso de cera

Pessoas que possuem maior produção de cerume no ouvido podem sofrer com coceiras frequentes, ainda mais se a cera for seca e não líquida como deveria. Além da coceira, o excesso de cera pode causar dor.

Como eliminar o excesso de cera no ouvido?

Existem alguns remédios que podem ser comprados e aplicados na orelha para amolecer a cera e ela sair com mais facilidade. O uso de cotonetes deve ser evitado, para que o cerume não seja empurrado para o canal auditivo.

Quando a coceira no ouvido é preocupante?

Na maioria dos casos a coceira no ouvido é resolvida de forma simples e sem grandes complicações. Porém, é preciso se atentar a alguns sintomas além da coceira que podem indicar um problema mais grave e afetar a saúde auditiva. Como por exemplo:

  • Sangramento no ouvido;
  • Liberação de líquidos e secreções;
  • Perda de audição;
  • Dores intensas.

Nesses casos, procure um médico especialista da Nossa Saúde, ele poderá avaliar a situação e indicar as medidas corretas para evitar danos permanentes.

Por fim, se você quiser mais sobre o que pode ser coceira no ouvido, veja o vídeo do canal do Dr. Renato Ponte.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.