10 Dicas para homens usarem roupas de linho com estilo
Sem dúvidas, a roupa de linho está entre uma das melhores opções para o guarda-roupa de um homem de bom gosto! O linho, por si só, é um tecido muito nobre e considerado de alta qualidade, por isso, é tão desejado e procurado. Suas peças são particularmente leves, respiram bem, suaves e não esquentam tanto, com isso, se tornam uma ótima opção para o dia a dia.
Outro fator que torna o linho tão procurado é a sustentabilidade. O linho é considerado biodegradável, ou seja, ele não impacta o meio ambiente, além de ser renovável e natural.
Todas essas qualidades fazem das roupas de linho especiais, mas, é preciso saber como harmonizá-las e compor looks incríveis, especialmente quando levamos em consideração o estilo rústico e elegante do tecido. Veja nossas dicas para usar peças nesse tecido:
1. Entenda que o tecido traz um ar de casualidade
Um dos fatores mais importantes para a roupa de linho é o seu ar de casualidade, que é fundamental para o estilo que traz para qualquer look. A casualidade do linho é palpável, e embora seja sim um tecido para peças chiques, elegantes e sofisticadas, elas não são tão formais assim.
Este ar de casualidade, na verdade, é um dos trunfos da roupa de linho, pois isso permite que suas peças sejam utilizadas em diversas situações. Inclusive é comum que looks com esta peça criam combinações que flertam com a elegância de maneira muito especial.
Mesmo para peças que pareçam bem elegantes e formais, como blazers, camisas, casacos e outras do gênero, o linho é capaz de dar um certo ar de casualidade. Por isso, é um tecido para peças que devem estar no seu guarda-roupa.
2. Os amassados são o charme do tecido
É comum que roupas de tecido de linho pareçam ter alguns “amassos” ou amassar com facilidade, mas não se preocupe. Eles fazem parte da peça e devem ser apreciados como um charme promovido por esse estilo de roupa e tecido. Entenda que as peças de linho irão amassar, e isso é bom!
Essas roupas contam com essas pequenas regiões amarrotadas e são feitas pensando nisso. Seus cortes já são criados com o intuito de promover esses amassos em lugares estratégicos, e ficam absolutamente ótimos. Inclusive este estilo da peça de linho permite que certos looks especiais sejam criados com este intuito.
3. Prefira combinações mais leves
A roupa de linho é conhecida por ser bem leve e fresca, e por isso geralmente são as peças ideais para um dia de verão. Eventos quentes, especialmente diurnos, pedem por uma roupa feita de tecido de linho. Assim você poderá se vestir de maneira bonita, com peças com um ótimo estilo sem passar qualquer calor.
A leveza do linho também promove conforto e torna seus movimentos muito mais agradáveis. Essa é uma peça que contribui não só para seu guarda-roupa como tornará seu look muito mais confortável. E é claro que o tecido não é exclusivo para dias quentes, no inverno ele fica ótimo também, possuindo apenas este diferencial de ser uma peça leve e fresca.
4. Aventure-se com diferentes peças em linho
Não se esqueça que a roupa de linho é caracterizada também pelas suas opções diversas. São vários tipos de peças para homens elegantes que gostam de se vestir bem. Todas elas contam com as características comuns do linho como ser leve e confortável.
Quanto mais peças desta qualidade estiverem em seu guarda-roupa, melhor! Sem dúvidas formarão os looks mais interessantes e poderão contribuir para seu estilo próprio. Dentre as mais usadas, a camisa de linho é um ícone que todo homem deve ter. Combina com looks veraneios e é super elegante.
Não pode faltar a bermuda de linho sofisticada, que são peças cheias de estilo e perfeitas para composições em dias mais quentes, principalmente no litoral. Super versátil, é uma aposta certa para o guarda-roupa masculino!
Outras opções que vem ganhando espaço é a calça e blazer em linho, ambos com estilo único e perfeito para ocasiões que demandam uma vestimenta mais alinhada.
5. Escolha cores mais suaves da temporada
Ao escolher suas peças de linho procure sempre compor seu estilo com cores suaves, pois elas ficam ótimas para este estilo de tecido. É claro que essas peças também ficam boas com cores que contrastam e são vibrantes, mas ainda assim o natural é que sejam cores mais brandas e neutras.
Também se atente quanto ao que a temporada de moda solicita como as cores mais adequadas para o momento. Este é um cuidado que só virá para somar ao seu look! Cada temporada tem suas cores do momento que estão mais adequadas para a estação ou simplesmente para a presente moda.
6. Cuidado com o caimento
O ajuste da peça ao corpo, seu caimento, é um componente importante para uma roupa de linho, pois define o quão bem ela ficará em você. Todo caimento deve ser o mais perfeito possível, nem largo demais e nem justo demais a ponto de ser desconfortável, atrapalhar o movimento e não ficar adequado para o look.
É essencial que o caimento seja muito bem ajustado, e é necessário prestar atenção neste detalhe na hora de montar o seu look. Ao adquirir uma nova peça, sempre procure aquelas que são do seu tamanho, assim suas peças de tecido de linho ficarão sempre muito bem em você.
7. Atenção com a transparência de cada peça
Cuidado com a transparência das roupas de linho, elas tendem a ser realmente bem finas e isso pode torná-las um tanto transparentes, em especial, as brancas. Ao vesti-las sempre verifique se não deram este efeito, pois o efeito de transparência exagerado reduz a elegância do look.
Assim é possível evitar qualquer constrangimento com uma peça de linho que seja transparente. Vale notar que este é um fator que só acontece porque essas peças são bem leves, finas e trazem toda aquela refrescância que já comentamos.
8. Ao comprar, lembre-se que pode encolher
Embora mencionamos a importância de comprar por peças que sejam do seu caimento ideal, no caso das roupas de linho preste muita atenção, pois elas podem encolher. Este é, inclusive, um ótimo sinal, pois quanto mais puro o tecido de linho for em uma roupa, mais ele pode encolher com lavagens.
Em todo caso, procure sempre roupas um pouco mais largas do que seu tamanho e caimento ideal. Com isso você antecipa o seu encolhimento, e se acontecer não haverá tantos problemas e nem irá resultar na perda da peça. Pelo contrário, poderá utilizá-la por um bom tempo.
9. Tecidos híbridos são uma boa opção
Há tecidos que são híbridos de linho com algodão ou viscose, que são uma excelente opção! Em primeiro lugar porque também são tecidos muito bons, de ótima qualidade que em nada estraga ou depreciam sua peça. Outro fator é que acabam por encolher menos, o que diminui as preocupações com o tecido.
Entre as opções de combinação com o linho temos principalmente: linho, elastano e viscose. Essas combinações dão outras possibilidades para o tecido de linho e são ótimas para conseguir novos cortes, inclusive é muito utilizada na alfaiataria. Os tecidos híbridos não amassam e nem encolhem tanto, mas ainda são firmes, leves e mantém estrutura.
10. Quanto mais usar, mais macio o tecido fica
Com o tempo sua roupa de linho fica cada vez mais confortável, pois o tecido tende a ficar mais macio conforme o uso e as lavagens! Então se estranhar que a peça está firme demais, fique tranquilo, pois ela certamente irá se tornar mais agradável quanto mais você usar.
Este é mais um motivo para você insistir nas peças de linho, pois são roupas que melhoram com o uso! Além de servirem como peças centrais para os looks, as roupas de linho são muito confortáveis e permitem versatilidade em suas composições, com um toque de casualidade e elegância.
Para usar roupa de linho muito bem, siga nossas dicas e transforme seus looks. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.