Anestesia para cirurgia: qual a melhor escolha?

Anestesia para cirurgia: qual a melhor escolha?

A anestesia para cirurgia é um dos passos mais importantes tanto para a segurança do paciente quanto para o cirurgião.

Através da anestesia, o paciente ficará inconsciente enquanto o médico realiza o procedimento, deste modo, não sentirá dores ou incômodos. 

No entanto, muitos pacientes ainda têm receios em relação aos riscos de anestesias em cirurgias. Por isso, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas e falar mais sobre alguns tipos de anestesia. 

Quem aplica a anestesia? 

É um processo fundamental realizado com muito cuidado por um profissional capacitado e especializado designado apenas para isso.

O anestesiologista ou anestesista, como também é conhecido, é o profissional responsável pela aplicação da substância que vai manter o paciente desacordado e livre de dores durante a cirurgia.

Este profissional tem contato direto com o paciente no dia do procedimento e repassa todas as informações sobre o que acontecerá, quais sensações e tranquilizá-lo em relação aos seus receios. 

O trabalho deste profissional não acaba quando ele aplica a anestesia para cirurgia. Cabe a ele auxiliar no monitoramento dos sinais vitais do paciente durante todo o procedimento. 

Deste modo, o anestesiologista participa da cirurgia de forma ativa, desde o início até sua finalização. 

Como é escolhida a anestesia para cada paciente?

Existem diversos tipos de anestesia, cada um indicado para um tipo de cirurgia. Certamente você já deve ter feito uso de uma substância anestésica para não sentir dores. Anestesias são comuns no dia a dia, dentistas as utilizam corriqueiramente em tratamentos odontológicos, por exemplo. 

Já a anestesia para cirurgia plástica ou de outros âmbitos são diferentes, com maior duração e um pouco mais complexas. No entanto, a função é a mesma: aliviar dores e incômodos nos pacientes. 

É papel do anestesiologista e do cirurgião responsável escolher a anestesia mais eficiente para cada paciente e cada tipo de cirurgia.

Alguns pontos levados em consideração na hora da escolha são: tipo de cirurgia, estado e histórico de saúde do paciente, riscos de cada anestesia, efeitos colaterais etc. 

Por isso, tenha certeza de que a anestesia aplicada em cada paciente antes do procedimento em si foi pensada para melhor atender aos requisitos e particularidades de cada um. 

Tipos de anestesia para cirurgia

– Anestesia local: um dos tipos mais comuns de anestesia, é indicada para cirurgias menores, em uma parte específica do corpo, assim, o paciente pode permanecer acordado durante o procedimento.

– Anestesia regional: como o nome já diz, é aplicada numa região determinada e serve como um bloqueador de dor, o paciente pode permanecer lúcido durante o processo. Esta anestesia é subdividida em 2 grupos: a anestesia regional de bloqueio de nervos periféricos e anestesia raquidiana/peridural. 

– Anestesia geral: a anestesia geral é a mais temida. Este receio se deve ao fato de que esta anestesia deixa o paciente totalmente inconsciente e necessita de intubação.

É indicada para cirurgias maiores, mais demoradas e complexas, como é o caso da abdominoplastia.

Por se tratar de um procedimento longo, geralmente os cirurgiões e anestesistas optam por esta anestesia.

Caso escolham a anestesia regional para este tipo de cirurgia, ela deve ser acompanhada de sedação. Por isso, a primeira opção se torna mais viável, em alguns casos, pois o paciente já ficará sedado de qualquer maneira.  

Em qualquer tipo de anestesia para cirurgia, o paciente será monitorado constantemente pela equipe médica.

Sendo assim, nenhuma das anestesias citadas acima necessitam de receio, todas são seguras. Apenas existe uma indicação de anestesia para uma determinada ocasião. 

Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.