Como planejar as finanças: 7 dicas
Hoje em dia é muito mais fácil trabalhar como autônomo, pois a internet tem ampliado os alcances do trabalhador, permitindo a atuação no Brasil e em outros países. Mas nós sabemos que esse tipo de trabalho sofre flutuações nos ganhos mensais.
Por isso, muitos profissionais autônomos, como os que trabalham por aplicativo para motoristas, maquiagem profissional, produção de eventos, design, fotografia, e diversos outros que podem sofrer com a sazonalidade, datas comemorativas, políticas econômicas e outros, se preocupam com sua gestão financeira.
Por isso, veja sete dicas para ajudar profissionais autônomos a como planejar as finanças.
Faça um mapeamento de todos os seus gastos
Você precisa conhecer em detalhes o seu orçamento e saber como planejar as finanças, o que envolve as contas do trabalho e as despesas pessoais. Esse controle pode ser feito por meio de uma planilha, um caderno ou um aplicativo de controle financeiro.
Separar seus gastos por categorias vai ajudar a não se perder e a avaliar em quais aspectos da vida você está gastando mais.
Além disso, vai auxiliar na hora de ver o que é essencial e o que pode ser cortado ou facilmente reduzido em épocas de vacas magras.
Controle todos os seus ganhos
Como autônomo, é muito provável que sua renda tenha variações no mês, de forma que você não ganhará o mesmo valor todos os meses.
Por isso, nada melhor do que manter o controle do que você ganhou no mês, com o detalhamento dos trabalhos e valores recebidos, para que você tenha tudo reunido em um só lugar.
Isso também te ajudará a avaliar sua produtividade, se está acima ou abaixo do que você esperava, se você precisará fechar novos trabalhos no próximo mês e também te dará uma noção do quanto deverá receber no mês seguinte.
Separe a conta profissional da pessoal
Esse é um passo que quase todos os autônomos esquecem de fazer, separar as contas pessoais da conta de trabalho. Utilizar uma única conta é um péssimo hábito, pois fica muito fácil perder o controle.
Por isso, crie uma conta para o trabalho e mantenha uma conta pessoal, para facilitar seu controle, e assim você evita gastar em projetos pessoais um dinheiro que era para ser usado no seu negócio.
Organize suas notas fiscais
Em muitos trabalhos como autônomo, você terá que emitir notas fiscais dos seus trabalhos. Para não perder dinheiro e garantir que recebeu tudo certinho, é bom manter o controle das notas emitidas.
Bem como, elas também serão úteis para fazer a declaração do Imposto de Renda e saber quanto foi arrecadado no ano.
Por isso, a forma mais fácil é criar uma pasta no computador para fazer esse controle. Além disso, mantenha uma aba na planilha de ganhos com o número de cada nota para facilitar a conferência.
Faça uma reserva de emergência
Esse é um dos pontos mais importantes para quem é autônomo. Uma reserva de emergência é essencial para quando acontecer um imprevisto e a ideia é que você tenha dinheiro o suficiente para cobrir todas as suas despesas por pelo menos seis meses.
Por isso o controle de gastos é um dos primeiros passos, pois com ele, você saberá quanto deve separar para sua reserva.
Sendo assim, coloque o dinheiro em um investimento de renda fixa seguro com liquidez imediata, como um CDB de grandes bancos ou Tesouro Direto Selic.
Invista no futuro
Pensar no futuro vai evitar inseguranças e incertezas sobre a qualidade de vida durante a idade avançada.
Por isso, é necessário pensar em um investimento para garantir a aposentadoria ou contratar uma previdência privada, que oferece uma garantia para você e sua família.
Cuidado com as linhas de crédito
Para contratar um empréstimo, é preciso planejamento e organização, para não se enrolar com as prestações e criar uma dívida que você não pode pagar.
Assim, avalie os juros, os encargos em caso de atrasos e o período total das parcelas.
Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como planejar as finanças, veja o vídeo do canal Luciana Fiaux.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.