Conheça algumas estratégias do Magazine Luiza
Não é novidade para ninguém que o Magazine Luiza é um case de sucesso dentro do varejo Brasileiro. E isso chama muito a atenção das pessoas.
Só no segundo trimestre do ano de 2020, as vendas da empresa subiram cerca de 49%, um número expressivo!
Contudo, como explicar esse crescimento tão exponencial de 2015 para cá?
Apenas nos últimos 4 anos, as ações da empresa cresceram cerca de 1000%. E tudo isso ocorreu devido a um grande projeto de digitalização da empresa.
Algumas estratégias da Magazine Luiza que impulsionaram seu crescimento
Quais são essas táticas e estratégias que foram implementadas para esse tamanho sucesso da empresa? Nesta matéria, iremos abordar alguns pontos para que você possa entender e até mesmo se inspirar, caso esteja no mundo das vendas!
Valorização dos funcionários
Funcionários que são valorizados trabalham com mais empenho e vestem a camisa da empresa. Dessa forma, leva a um ganho de performance de qualidade. Ademais, isso acontece em qualquer setor; seja no atendimento, seja em outros setores da empresa.
Isso faz com que os funcionários deem o melhor de si. Dessa forma, tem um desempenho melhor de todos os funcionários de todos os setores.
Criação do Luiza Labs
Conhecido como laboratório de inovações do Magalu, ele tem criado, traçado e implementado estratégias que estão sendo muito bem-sucedidas dentro da empresa. Lá, trabalham mais de 400 pessoas. No entanto, divide-se em grupos.
Tudo ali é feito de forma a facilitar o seu desenvolvimento. A começar que cada projeto é tocado por uma equipe separada que troca informações com outros grupos.
Nesse espaço, as ideias são criadas, desenvolvidas e testadas. Não é preciso passar por toda uma hierarquia na empresa para funcionar.
Contudo, nos últimos tempos, incorporou-se, dentro dessa área da empresa, todo o TI backoffice. E ele é o setor responsável por integrar todas as empresas compradas pela Magazine Luiza. Assim, permite que se acelere e diversifique as atuações no meio digital.
Existe uma separação desse setor com a empresa. Dessa forma, possui uma dinâmica própria, o que permite a criação de meios digitais que podem cada vez mais acelerar o crescimento da empresa.
No entanto, quando um projeto passa nos testes do Lab, ele é levado para ser usado em toda a empresa, o que é certeza de sucesso.
Diversificação de atuação em plataformas e aplicativos
Como o atual conceito da empresa é ser digital, investir e diversificar nesse meio com ferramentas que permita isso é totalmente essencial. Melhorar constantemente o aplicativo da empresa em todas as plataformas é uma delas!
Com a força do digital, o Magazine Luiza vem trabalhando fortemente com estratégias para dispositivos móveis (celular e tablets).
Nos dias de hoje, cerca de 60% do tráfego de dados da empresa é proveniente dos seus aplicativos e do site da loja. Ademais, boa parte do que a empresa fatura, provém dessas plataformas.
A empresa melhora constantemente sua loja virtual. E, a pouco tempo, lançou o Magazine Você. Trata-se de uma plataforma onde um usuário comum pode montar uma loja virtual e vender para qualquer pessoa os produtos da empresa.
Digitalização constante das lojas
Diferente de outras empresas de varejo, as lojas da Magazine Luiza passaram por reformas para serem modernizadas. Investiram em uma ambientação que permita o bem-estar dos clientes que adentram. Além disso, criou-se o Aplicativo Mobile de Vendas e Estoque.
Esse sistema já está em atuação em todas as lojas, e isso agilizou o atendimento ao cliente (neste outro artigo você pode ver a importancia deste canal de relacionamento). Afinal de contas, dessa forma, os vendedores têm noção do estoque local, ou qual loja tem o produto. E, assim, podem fazer a venda ali mesmo e o cliente ir retirar em outra loja.
Toda essa facilidade se dá porque os vendedores têm a sua disposição um tablet, o que permite acelerar a venda e concluir ela com o cliente.
Redes Sociais, Market Place e Serviços do Magalu
A presença constante em redes sociais e o uso contínuo de ferramentas como Google Ads, e Facebook Ads aceleraram as vendas online. E, com isso, a empresa passou a agregar em seu e-commerce o sistema de Market Place. Ou seja, onde pessoas se associam a empresa e se tornam lojistas, vendendo seus produtos e aumentando o portfólio da empresa.
Como você pode ver, diferente de outras empresas do varejo, a empresa caiu de cabeça no mundo digital. E, nos dias de hoje, o Magazine Luiza é o varejo mais bem sucedido presente na Bolsa de Valores de São Paulo.
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