Dicas para apreciar e degustar um bom whisky

Dicas para apreciar e degustar um bom whisky

Sofisticado, saboroso e complexo. O whisky é uma bebida diferente que tem amantes espalhados pelo mundo todo. Seja beber o whisky irlandês, single malt escocês ou o bourbon americano, a verdade é que a bebida proporciona uma experiência sensorial que envolve todos os sentidos, indo bem além do paladar.

Assim, para ter a melhor experiência ao degustar a bebida, você deve saber qual o melhor whisky, além de outras questões de degustação. É preciso conhecer alguns macetes e dicas para tornar esse momento completo, conseguindo saborear todas as sutilezas que a bebida oferece. A seguir, conheça algumas delas que irão transformar o modo como você enxerga — e saboreia — o whisky.

Escolha um whisky que combine com os seus gostos

Escolher qual whisky beber nem sempre será tarefa simples. São inúmeros tipos disponíveis no mercado e, com tantas opções, pode ser confuso escolher aquela que é a melhor alternativa. Procure conhecer as características únicas de cada estilo da bebida, como single malts, bourbon, rye e blends, e veja qual é aquela que mais combina com os seus gostos e preferências.

Copo: o recipiente importa

Para degustar a bebida da melhor forma, é importante escolher o recipiente certo para apreciá-la. Isso mesmo: o copo que você bebe o whisky faz diferença na experiência. Então, esqueça a ideia de beber no copo americano ou em uma caneca.

Tradicionalmente, o whisky é colocado no copo Old Fashioned ou On The Rock, que é aquele curto e de fundo grosso. O diferencial é que esse copo deixa a bebida fresca por mais tempo. Agora, se você for beber um whisky mais velho, a indicação é tomá-lo em uma taça de conhaque, já que como o sabor é mais encorpado, a experiência se torna melhor ao beber em uma taça mais alta.

Não exagere na quantidade

Quando você vai em algum bar ou mesmo bebendo em casa, é normal encher o copo todo de cerveja. Ao se servir de vinho, também é comum colocar ao menos meia taça para apreciar a bebida. Entretanto, no caso do whisky, não se pode exagerar na quantidade. No copo, o ideal é colocar cerca de dois dedos da bebida, evitando encher todo o recipiente.

Sinta o aroma do whisky e não tenha pressa

A experiência de apreciar o whisky começa antes de você bebê-lo de fato. Em algumas marcas, alguns sabores são mais acentuados do que em outras, alterando o seu cheiro e sabor. Portanto, aproxime o nariz do topo do copo e permita-se sentir os aromas da bebida, percebendo suas propriedades.

Na hora de tomar, não vire o copo de uma vez, como se estivesse bebendo um “shot”. O whisky precisa ser degustado e apreciado. Deixe a bebida alguns segundos na boca antes de engolir. Isso permite que você note os sabores da bebida, alguns já percebidos pelo cheiro, enquanto outros são totalmente novos.

Whisky puro vs whisky com água

Uma dúvida que muitos iniciantes podem ter na hora de consumir a bebida é se há diferença entre beber o whisky puro ou com gelo ou água. Não chega a ser uma regra, mas os melhores whiskies para beber puro são aqueles mais encorpados e profundos. Procure conhecer quais marcas e tipos possuem essas características antes de escolher qual whisky levar para casa.

Porém, se a pessoa quiser, também pode servir a bebida acompanhada por uma pedra de gelo ou algumas gotas de água fria. Isso faz com que o whisky seja diluído, reduzindo seu teor alcoólico, além do fato de que a água ajuda a realçar os aromas e sabores da bebida. Essa alternativa acaba sendo uma excelente dica para quem quer apreciar a bebida de uma maneira mais suave e agradável, evitando a sensação de queimação na garganta.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos