Principais movimentos que estão crescendo o food service no Brasil

Principais movimentos que estão crescendo o food service no Brasil

Em 2023, o mundo vive o seu primeiro ano inteiramente pós-pandemia, o que serve para consolidar as novas tendências ou fazer as pessoas voltarem aos hábitos antigos. Mas pelo menos no setor de alimentação, o distribuidor food service tem motivos para ficar mais otimista.

Isso porque apesar do fim da pandemia, a tendência de comer fora ou de pedir alimentos via delivery continua. Conforme as pessoas retornam à rotina normal, o tempo volta a ficar mais escasso, sobrando pouco para cozinhar. E é aqui que as redes de alimentação e delivery de comida podem se beneficiar.

Além disso, as tendências de rotina alimentar também mudaram nos últimos anos e há uma grande chance disso continuar. Por isso, veja agora quais são as grandes tendências e movimentos que podem impactar o mercado no Brasil a partir deste ano.

Eficiência no food service

Aqui não se trata apenas de uma tendência do food service, mas sim da economia como um todo. No entanto, o setor também precisa lidar com gargalos que remanesceram da pandemia de 2020 e 2021. A prova disso é que o setor não conseguiu retomar os patamares de faturamento vistos em 2019.

Parte disso ocorreu por causa dos obstáculos trazidos pela pandemia, o que obrigou as empresas a adotar um plano B, negociando dívidas, buscando crédito para capital de giro e propondo discussões com os fornecedores. Tudo isso implicou em custos maiores para a operação.

Dessa forma, a busca por eficiência deve vir de outros movimentos, em praticamente todos os setores. Por exemplo, otimizando os processos de compras, gestão de estoques, sistemas de entregas mais eficientes e a otimização do desperdício nas cozinhas.

Mais concorrência

Há um senso comum de que o ramo de food service é um dos melhores negócios do mercado, já que ninguém deixa de comer. O problema é que todo o mercado já sabe disso, o que resultou numa completa invasão desse setor por parte de outras empresas.

No passado, até mesmo empresas como a Uber entraram no setor de entregas de alimentos, e outras companhias enxergaram a oportunidade. E as redes de varejo especializadas começam a oferecer opções mais completas, competindo com os pequenos restaurantes e até com grandes cadeias de fast food.

Por isso, enfrentar a concorrência e trazer inovações para ficar à frente dos concorrentes é o grande desafio do setor. E as inovações tendem a beneficiar cada vez mais os clientes.

Estilo de alimentação e saúde

A discussão entre ser carnívoro ou vegetariano é muito forte em vários países, mas o Brasil seguiu outro caminho. A moda entre os brasileiros é ser onívoro, ou “flexitariano”, e comer uma ampla gama de alimentos diversificando a dieta.

Por outro lado, as pessoas estão mais atentas aos alimentos que comem e interessadas em saber qual a procedência dos alimentos. Mas o aumento no preço dos alimentos também leva as pessoas a buscarem opções mais econômicas.

Essa combinação de alimentação saudável e custos menores abre espaço para que os restaurantes invistam em opções low carb e low cost. Nesse sentido, a alimentação baseada em plantas e com menos carboidratos e açúcares ganha destaque, proporcionando um nicho para as empresas explorarem.

Lanchinhos

Se a alimentação saudável é um nicho em expansão, o lado oposto também é verdadeiro com o crescimento do mercado de lanches. Afinal, as pessoas que antes concentravam a alimentação nas três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) passam a diluí-la em pequenos lanches combinados com elas.

E as opções desses lanches são as mais variadas, indo desde frutas a derivados de laticínios (queijos, iogurte, etc.) até produtos industrializados (biscoitos, barras snack, salgados e outros). 

Tal comportamento é muito presente sobretudo entre os trabalhadores home office, que possuem a geladeira logo ao seu alcance. Mas as classes C, D e E também aderiram a este padrão, só que por outros motivos – o principal é o baixo custo desses alimentos.

Portanto, a empresa que conseguir captar essas tendências e equipar o seu negócio para atender a cada uma dessas demandas pode auferir uma grande vantagem sobre os seus concorrentes e crescer dentro de um mercado em franca expansão.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos

O que é Beach Tennis?

O que é Beach Tennis?

Parou neste texto para saber o que é Beach Tennis? Seja por curiosidade ou mesmo para começar a praticar o esporte, vamos te dar um panorama geral sobre ele nesse t...

Ler artigo