Como montar um aquário e manter um ecossistema saudável em casa?
Ter um aquário em casa é uma ótima forma de ter o primeiro contato com o cuidado com animais. O que você talvez não imagine é que esse espaço conta com um ecossistema, mesmo que envolva um aquário menor.
Assim, ter peixes em casa não inclui apenas a escolha das espécies, começa com o tamanho do novo lar deles e passa pelo cuidado com a água e tudo que ajude a deixar esse ambiente sempre equilibrado.
Além disso, você também terá que se preocupar em oferecer a ração para peixes adequada, já que uma alimentação balanceada mantém seus peixes saudáveis e contribui para a boa qualidade da água. Confira dicas que vão te ajudar a manter seu aquário sempre em bom estado!
Tamanho do aquário
Antes mesmo de comprar seus peixes, você precisa pensar no novo lar deles. Um aquário pequeno é ótimo para quem pretende criar espécies menores ou que não gostam de companhia, como o peixe Beta. Agora, se deseja ter mais peixes, o ideal é investir em um aquário mais espaçoso.
Pense que, provavelmente, além dos peixes, você irá trabalhar a decoração e as plantas que compõem o novo lar deles. Então, escolha com cautela o tamanho do aquário para que todos os peixinhos fiquem confortáveis e não aconteça brigas ou canibalismo.
Escolha dos peixes e plantas
Os peixes e plantas que vão compor o aquário devem ser escolhidos com calma. Considere a espécie, o que ela precisa e o tamanho do peixe quando adulto. Peixes maiores, mesmo em um aquário grande, precisam estar com outros do mesmo tamanho e sem superpopulação, para evitar o canibalismo.
Vai investir nas plantas naturais? Elas são ótimas para estabilizar o ecossistema e auxiliam na filtragem natural da água, mantendo-a limpa e com bastante oxigênio para os peixes.
Qualidade da água
Seus peixes precisam de um espaço limpo e com pH ideal. Portanto, será sua responsabilidade cuidar da qualidade da água. Nunca use água da torneira, por causa do cloro ela é prejudicial para os seus novos amigos aquáticos. O correto é colocar água filtrada no aquário.
Além disso, teste regularmente os níveis de amônia, nitrito, nitrato e pH para garantir um ambiente seguro. Em algum momento será necessário fazer a limpeza completa do aquário, mas você deve trocar parcialmente 20% da água toda semana.
Filtragem e iluminação
Para manter a água limpa por mais tempo, você precisa colocar um filtro no aquário. Ele vai ajudar a deixar o espaço limpo e com mais oxigênio, o que garante mais qualidade de vida tanto para os peixes quanto para as plantas cultivadas. Pesquise por filtros próprios para aquários e considere a quantidade de peixes que você está criando.
Quanto à iluminação, aposte em luzes próprias para aquário e cuide com o excesso e com a falta, principalmente se apostar em plantas naturais. Luz demais incentiva o crescimento de algas; por outro lado, um aquário pouco iluminado prejudica as plantas e os peixes que vivem ali.
Alimentação dos peixes
Os peixes devem receber uma alimentação balanceada e própria para eles. Para isso, é preciso comprar uma ração de qualidade e oferecer em quantidades moderadas. Assim, evita-se o acúmulo de restos de comida que podem sujar a água e exigir trocas mais frequentes.
Em alguns casos, é válido oferecer a ração mais vezes ao dia e em menor quantidade, assim é garantido que os peixes presentes no aquário consigam se alimentar e não sobre ração na água.
Controle de temperatura
A temperatura da água precisa estar sempre ideal para os peixes. No inverno, pode ser necessário o uso de aquecedores próprios para aquários para garantir que os peixes sobrevivam.
O termômetro, também próprio para aquários, é útil e ajuda a entender quando é necessário subir um pouco a temperatura da água.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.