Construção ou reforma: conheça algumas adaptações
Fazer a construção ou reforma de uma casa é muito empolgante. É natural que durante o planejamento muitas ideias vão surgindo.
Por isso, planejar evita que desperdícios de material e gastos excessivos com os itens de construção ocorram.
No entanto, quando falamos de reformas, não são somente as questões de estética que devemos levar em consideração, mas, principalmente, em como a funcionalidade vai trazer mais comodidade dentro do lar, impedindo que os contratempos futuros surjam. Confira!
Quando iniciar uma reforma da casa?
Primeiramente, para decidir a hora certa de iniciar uma reforma da casa, é preciso avaliar o estado do imóvel.
Logo, dependendo da situação da sua casa, haverá urgência ou não de uma reforma ser realizada, uma vez que a necessidade de obra dependerá de:
Problemas com as estruturas da casa
Quando nos referimos a problemas que danificam a estrutura da casa, a reforma deve ser agilizada o mais rápido possível, já que envolve a segurança das pessoas que moram nela.
Esses problemas podem causar:
- Rachaduras nas paredes ou nas lajes;
- Corrosão da sustentação da casa;
- Danos a madeira devido aos cupins;
- Formigueiros na parede.
Entre outros danos de ordem indireta, que não comprometem a estrutura como os problemas hidráulicos e elétricos, mas que podem gerar gastos, já que é preciso quebrar a parede para consertá-los.
Funcionalidade
Quando o assunto é funcionalidade, falamos de conforto, agilidade e comodidade dos moradores. Por exemplo, as tomadas disponibilizadas em lugares errados ou a falta delas no cômodo não gera problemas quanto à estrutura, mas se torna desconfortável para o morador.
Para uma família muito grande, a falta de espaço pode ser um obstáculo. Outros exemplos de problemas funcionais são:
- Poucas portas de acesso ou janelas;
- Circulação de ar;
- Entrada de iluminação natural;
- Torneiras, chuveiros e vasos sanitários mal localizados;
- Iluminação baixa durante a noite.
Condições térmicas e acústica
Quando o local está quente demais ou excessivamente barulhento os problemas podem ser de origem térmica, ou acústica, nesse caso se deve:
- Melhorar a entrada de ar;
- Instalar aparelhos de ar-condicionado;
- Vedar as janelas e portas para abafar mais o ruído externo.
Dessa forma, o profissional de arquitetura ajudará a isolar a casa em termos de temperaturas e ao próprio ruído externo.
Aparência
Se o que está incomodando os moradores são as pinturas deterioradas, o reboco caindo, a distribuição dos cômodos são os problemas que envolvem situações visuais que enfeiam a aparência da casa.
Logo, se isso afeta o seu bem-estar, então está na hora de iniciar uma reforma para revitalizar o imóvel. Assim, pode ser feito a alteração:
- No design da fachada;
- Na tintura;
- Nas texturas;
- Nos grafiatos;
- Nas coberturas e afins.
A chegada de mais um membro
Com o crescimento da família, é natural adaptar a casa para receber mais um membro.
Seja na construção ou ampliação de mais um cômodo, como separar os quartos das crianças, é essencial para que todos se sintam à vontade com o próprio espaço.
Erros que podem encarecer sua obra
Alguns erros podem prejudicar o andamento da obra, além de ocasionar em danos que vão dificultar a obtenção de um resultado satisfatório. Portanto, tenha um planejamento bem elaborado para fugir dos imprevistos.
1. Não aceitar as mudanças no projeto
Ao iniciar uma obra, esteja preparado para as mudanças que ocorrem ao longo do percurso.
É normal que as alterações ocorram a partir da escolha de uma nova pintura, como uma parede texturizada, todo projeto ao decorrer do tempo sofre alterações, seja nos acabamentos, na escolha da paleta de cores ou na distribuição dos móveis.
Por isso, esteja aberto às mudanças.
2. Escolher o acabamento no final
Torneiras, acessórios e os acabamentos, quando escolhidos no final, podem causar impacto tanto no bolso quanto no visual.
Dessa forma, a dica é aproveitar as promoções para comprar o acabamento mesmo no início da reforma, pois essa ação gera economia e não estoura o seu orçamento.
3. Não distribuir os espaços da casa corretamente
Uma casa bem projetada apresentará um fluxo de passagem de um cômodo para o outro, assim como a circulação de ar apropriada.
Pode parecer pouco, mas a facilidade de transitar entre os cômodos pode gerar mais rapidez e conforto no seu lar.
4. Não pensar no equilíbrio da decoração
O excesso de informação quebra a tranquilidade do cômodo, já que muitos materiais impedem que os pontos importantes como uma parede revestida de gesso não sobressaiam, pesando a decoração.
Mesmo que não seja do seu gosto, escolha ser minimalista em alguns detalhes da decoração para que o ambiente fique harmônico.
Por fim, se você ainda está em dúvida sobre fazer uma construção ou reforma, veja o vídeo do canal Planarq Campos.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.