5 erros comuns que cometemos ao higienizar a casa
O mercado está cheio de opções quando falamos em itens de limpeza para casa, com um produto mais específico que o outro, para cada ambiente, para cada tipo de piso etc.
Muitas pessoas sabem o básico sobre limpar uma casa, mas é claro que algumas podem se confundir com tantas opções e acabar usando o produto errado para fazer a limpeza. Esses erros são mais comuns do que se imagina.
Isso pode ser ainda mais complicado quando as pessoas têm equipamentos que auxiliam na limpeza, como uma lava-louças, que necessita de produtos específicos para fazer a lavagem, ou um aspirador de pó, que precisa ser limpo da maneira correta.
Por isso, estamos aqui para te ajudar a evitar esses erros e tornar sua limpeza mais fácil e prática.
Abaixo você confere uma lista com 5 erros que são muito comuns na hora de limpar a casa. Isso vai te ajudar a saber o que está fazendo de errado para que não aconteça de novo.
1. Utilizar um espanador para tirar o pó
Pode parecer besteira, mas tirar o pó dos móveis com o item certo muda como a limpeza ficará no final.
Os espanadores de pó não são indicados para essa função, já que eles apenas espalham a poeira de um lugar para outro.
Prefira sempre um pano de microfibra úmido ou até mesmo seco para tirar o pó das superfícies.
2. Iniciar a limpeza da casa pelo piso
O erro mais comum entre as pessoas que fazem faxina em casa é começar pelo piso. Na verdade, essa é uma técnica que não faz muito sentido se você for tirar o pó e limpar as janelas.
A ordem indicada é que você comece pelas janelas, passe para os móveis e outras superfícies e deixe o piso por último.
3. Deixar de esvaziar o aspirador de pó depois da limpeza
Esse também é um erro muito comum, cometido por muitas. Os saquinhos ou reservatórios nos quais a poeira do aspirador se acumulam devem ser esvaziados após a limpeza, sempre.
Quando você deixa essa sujeira acumulada, o seu aspirador perde potência e é muito provável que a poeira aspirada volte para o chão.
4. Utilizar água sanitária em todas as superfícies
Sabemos que a água sanitária é uma grande aliada na hora da faxina, mas não se engane: ela não deve ser usada em todas as superfícies.
Por ser uma substância extremamente abrasiva, pode acabar danificando a maioria das superfícies, causando manchas e desgastes.
Na hora de fazer a limpeza da sua casa, prefira detergentes neutros e produtos que sejam próprios para a superfície que vai ser limpa. No mercado existem produtos que contém cloro ativo na composição, atente-se a isso também.
5. Não fazer a limpeza da máquina de lavar
Muita gente acaba esquecendo que as máquinas de lavar também precisam de uma higienização de tempos em tempos.
Além disso, a maioria das pessoas se lembra apenas de limpar o silicone da porta da máquina, mas é necessário limpar também o tambor, que é a parte interna.
O recomendado é que essa limpeza ocorra a cada 10 lavagens de roupa. Uma dica é fazer uma mistura de bicarbonato, vinagre e água, acionar a lavagem rápida e deixar que a máquina complete o ciclo.
Depois, é só deixar o tambor secar com a porta da máquina aberta.
Por fim, se você quiser mais algumas dicas para não cometer erros ao higienizar a casa, veja o vídeo do canal Organize sem Frescuras.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.