Decoração DIY: ideias para renovar sua casa com seu toque pessoal
Não há nada mais satisfatório do que transformar o ambiente da sua casa com suas próprias mãos. Se você é daqueles que gosta de trabalhos manuais, então é adepto ao movimento superconhecido por esse universo de transformação: o DIY (Do It Yourself), ou traduzido para o português como Faça Você Mesmo.
Para todo artesão, principiante ou mais experiente, um jogo de chave de fenda, uma lixadeira, entre outras ferramentas maiores facilitam obter resultados melhores na hora de criar uma decoração cheia de charme e originalidade, expressando sua identidade e, o melhor, sem gastar muito.
DIY: os benefícios de investir na decoração da sua casa
Além de darmos um toque da nossa personalidade à nossa casa, existem outros benefícios quando decoramos nosso cantinho. Um lar é o nosso porto seguro, por isso ele precisa ser um ambiente acolhedor, alegre e repleto de paz.
Entre essas razões, acrescentar, renovar ou criar algo com as próprias mãos, certamente, é uma terapia. Dessa forma, investir na decoração da sua residência é importante, pois:
- proporciona sensação de bem-estar e conforto;
- reflete a sua personalidade, como gostos e interesses;
- contribui para o aumento da qualidade de vida, promovendo relaxamento, inspiração e motivação;
- torna-se convidativa e acolhedora para receber amigos e familiares para momentos especiais;
- estimula a criatividade e a imaginação;
- valoriza o seu imóvel.
Portanto, decorar a sua casa não envolve somente questões estéticas, é pensar, sim, no seu conforto, aconchego e liberdade de expressar quem você é em um lugar só seu.
DIY: transformando sua casa com toques pessoais
As ideias e os tutoriais podem fornecer várias dicas e insights de como começar uma decoração DIY. Por essa razão, siga conteúdos que te permitam experimentar e explorar novas técnicas para transformar sua casa em um reflexo do seu estilo e criatividade. Aliás, você pode fazer isso por meio de:
Pintura de paredes criativas
As pinturas geométricas destacam bem a parede, trazendo mais modernidade e arte para o cômodo. Fazê-las não requer muito mistério. Afinal, com o auxílio de fitas adesivas, você consegue criar formas e padrões interessantes antes de pintar.
Móveis com pallets
Os móveis feitos com pallets são uma maneira de reutilizar materiais facilmente descartados, devolvendo a vida e utilidade a eles. Com esse material, é possível fabricar uma mesa de centro ou até mesmo um sofá. Se desejar deixar outros tons além da cor da madeira, basta lixar, pintar ou envernizá-la conforme desejado.
Decoração de objetos
As almofadas também são excelentes artigos decorativos que trazem fofurice ao ambiente. Para deixá-las com a sua cara, você pode usar tintas para tecidos e fazer frases, carimbos ou até mesmo utilizar retalhos e criar estampas criativas.
Utilize luminárias
Outra forma de mudar o ambiente é brincando com as luzes. Você pode mudar a tonalidade das lâmpadas ou simplesmente renovar as luminárias antigas utilizando tinta spray. Dá para criar pontos de luz únicos, pendurando-os em diferentes áreas da casa.
DIY: decore com plantas
Para quem é apaixonado pela natureza e gosta de dar vida a cada ambiente, as plantas cumprem bem essa função. Portanto, existem inúmeras maneiras de enfeitar cada cômodo com uma plantinha. Você pode fazer artesanatos para adicionar vida e frescor à decoração.
Suportes para vasos suspensos
Os suportes de macramê podem ser usados para pendurar vasos de plantas. Para criá-los, faça uso das cordas ou fios de juta. Depois, você pode prendê-los na parede ou no teto. Essa é uma maneira charmosa de adicionar plantas em espaços pequenos.
Terrários criativos
Que tal montar seu próprio terrário com um recipiente de vidro transparente, cascalho, carvão ativado, terra e suculentas? Os potes de conserva ou as lâmpadas antigas são ideais para serem reaproveitados em aquários e assim criar terrários únicos e personalizados.
Jardins verticais
Os nichos de madeira ou metal na parede podem ser preenchidos com pequenos vasos de plantas com suculentas, ervas ou flores. Os pallets são um ótimo material para criar um jardim vertical, fixando vasos de plantas diretamente nas tábuas.
Kokedamas
Os kokedamas, ou bola de musgo, de origem japonesa, são plantas envoltas em musgo e corda, criando uma apresentação única e elegante. Eles podem ser pendurados ou colocados em pratos decorativos.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.