Iluminação de natal para jardim: como fazer e 5 ideias
No final do ano, sempre aumenta a procura por ideias de iluminação de natal para jardim. Isso ocorre porque as famílias querem entrar no clima natalino e valorizar as tradições que estão associadas à data.
Existe um item que não pode faltar na decoração de natal: as luzes. Elas aparecem não só dentro de casa, mas também na área externa, como é o caso da fachada e do jardim.
As luzes natalinas, como é o clássico pisca-pisca, simbolizam o nascimento de Jesus Cristo. Então, quando cai a noite, elas são responsáveis por criar um verdadeiro espetáculo ao ar livre no seu jardim.
Neste artigo, reunimos ideias de como decorar o jardim residencial com luzes de natal. Essas dicas também podem ser usadas em condomínios de prédio. Confira!
Tipos de luzes para iluminar o jardim
No mercado, você vai encontrar vários modelos de luzes de natal. Antes de escolher uma peça, verifique qual é a sua tecnologia e como funciona.
Pisca-pisca tradicional
O pisca-pisca é um cordão de LED, composto com pequenas luzes que piscam em diferentes frequências. Essa iluminação pode ser branca, amarela ou colorida.
A tecnologia LED é fundamental para que você consiga fazer economia de energia e, ao mesmo tempo, decorar o jardim para a chegada do natal.
Antes de enfeitar uma árvore do seu jardim com pisca-pisca, verifique se existe alguma fonte de energia elétrica por perto ou providencie uma extensão.
Na hora de comprar um pisca-pisca para decorar o jardim, especifique para o vendedor que você vai usar as luzes em uma área externa. Desse modo, ele pode indicar um modelo mais resistente e apropriado, como é o caso das peças revestidas com uma mangueira de plástico.
Outro ponto muito importante: ligue o pisca-pisca em uma tomada à prova d’água. Com isso, você mantém a segurança da sua família e dos animais de estimação.
Luzes solares de corda
Outro tipo de tecnologia muito recomendado para iluminação externa é a luz solar, que dispensa o uso de soquetes e fios. Graças ao seu sistema de painel solar, ela faz as luzes de fio funcionarem por 8 ou 10 horas durante o período da noite.
A luz movida à energia solar tem outra vantagem em relação ao modelo com lâmpadas LED: é a melhor opção para áreas sem cobertura porque apresenta função à prova d’água.
Ideias de iluminação de natal para jardim
1 – Decore as árvores naturais
Na área externa, as luzes do pisca-pisca servem para envolver os troncos das árvores. Além disso, também é interessante usá-las para enfeitar a copa com beleza e graciosidade.
2 – Marque o caminho do jardim com luzes
O seu jardim tem um caminho? Então faça a marcação da área com luzes de natal. Assim, as pessoas conseguem se locomover com mais facilidade pelo espaço externo e curtir o clima natalino.
3 – Monte um presépio
O presépio é uma dos principais símbolos do natal, afinal, retrata a cena do nascimento de Cristo. Então, encontre uma área livre no jardim para montar um projeto de iluminação. Será um pouco mais trabalhoso reproduzir as figuras de Maria, José e o menino Jesus em tamanho real, mas o resultado vale a pena.
4 – Aposte em esculturas e bonecos
Bonecos de neve, montados com luzes, são bem-vindos à área do jardim, assim como as renas ou anjos de pisca-pisca LED. Você encontra essas peças em lojas especializadas.
Outra dica é encomendar esculturas de madeira em uma marcenaria e contornar as peças com pisca-pisca, antes de espalhá-las no jardim, de forma elegante e harmoniosa.
5 – Decore pinheiros em vasos
O seu jardim não tem grandes árvores para decorar? Então a dica é providenciar alguns pinheiros em vasos e enfeitá-los com pisca-pisca.
6 – Crie desenhos nas paredes
Se tem alguma parede vazia no seu jardim residencial, então experimente trabalhar as luzes na forma de desenho. Desse modo, valoriza os principais símbolos natalinos para construir uma cena, como é o caso do Papai Noel, das renas e dos presentes.
Mais dicas para usar luzes de natal no jardim
Considere mais três recomendações para projetar a iluminação de natal para jardim:
Escolha luzinhas que não cansam a vista
Depois de espalhar as luzes pelo seu jardim, evite usar a função de “apagar e acender” o tempo todo. Isso pode causar cansaço na visão e acabar com a magia do natal. Então, deixe as luzinhas acesas ou escolha uma programação sequencial.
Evite o uso de fitas adesivas
Na hora de fixar as luzes de natal no jardim, muitas pessoas cometem o erro de usar fitas adesivas, que se desprendem facilmente com a ação das chuvas de novembro e dezembro. Além disso, esse tipo de escolha gera calor nas lâmpadas e pode deixar o seu projeto de iluminação com falhas.
Portanto, os materiais mais indicados para fazer a instalação são as abraçadeiras de plástico, pois são fortes, resistentes e com tamanho regulável.
Use apenas luzes para decorar o jardim
As luzes de natal, quando combinadas às árvores e aos canteiros com flores, já deixam o espaço ao ar livre encantador. Então, você não precisa usar outros objetos decorativos para competir com a iluminação.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.