Jardim vertical na varanda: como montar o seu?
Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é necessário preocupar-se com outros detalhes do novo imóvel, como decoração, escolha dos móveis, organização do espaço, etc. As varandas são ambientes muitas vezes pequenos, mas que promovem aconchego e conforto ao lar, além de serem ótimos lugares para respirar ar puro em meio à correria do dia a dia. Sendo assim, uma forma de deixar o local ainda mais interessante para seus momentos de relaxamento é apostar no jardim vertical. Se você ainda não conhece ou não sabe como fazer, continue acompanhando o post de hoje até o fim e aprenda de uma vez por todas.
O que é o jardim vertical?
Antes de explicarmos como montar seu jardim vertical na varanda, precisamos explicar o que, de fato, ele é. Portanto, o jardim vertical é um tipo de estrutura montada na parede em que podem ser cultivados diversos tipos de plantas, flores e até mesmo frutas e temperos. Essa tendência é relativamente recente, mas a inspiração para os primeiros projetos veio dos jardins suspensos da Babilônia, considerados uma das Sete Maravilhas do mundo antigo.
O jardim vertical promove diversos benefícios aos moradores, principalmente agora que passamos mais tempo em casa, visto que muitas empresas adotaram o modelo de home office de maneira integral. Algumas das principais vantagens são:
- Melhora da qualidade do ar;
- Melhor aproveitamento do espaço;
- Facilidade em cuidar;
- Serve como barreira acústica.
Quais as espécies mais recomendadas?
Existe uma grande variedade de espécies que podem ser utilizadas em seu jardim vertical na varanda e, uma boa dica, é consultar um profissional para que ele analise seu ambiente, variações do sol, etc. Contudo, separamos alguns exemplos para que você possa ter ideias de cultivo. Confira:
- Lavanda: Ela pode ser usada em chás e receitas, além de ser muito bonita. Contudo, é importante que o solo seja de calcário, além de deixá-la em lugares com bastante sol;
- Jiboia: Verde com detalhes amarelos nas folhas, essa planta é uma ótima opção, pois se adapta aos diferentes tipos de iluminação e não exige muita manutenção;
- Samambaia: Quando falamos em jardim vertical na varanda, essa é uma das plantas mais tradicionais. Bastante volumosa, ela confere um aspecto natural a ambientes urbanos, como os apartamentos;
- Lambari-roxo: Para quem quer acrescentar um pouco de cor no jardim vertical, o lambari-roxo é ideal, pois conta com filhas verdes e flores roxas. Ela é indicada para lugares com bastante sol, mas também de adequa à meia-sombra.
Como montar jardim vertical na varanda?
Então, agora que você conhece os benefícios do jardim vertical na varanda e algumas espécies para cultivar, veja algumas formas de montar o seu:
Tenha uma estrutura adequada
As estruturas mais famosas são os vasos cerâmicos e placas modulares, visto que não bastante versáteis. Além disso, placas de coco já com vasos, podem ser instaladas em galhos ou tela de alambrado, evitando danos à parede do imóvel. Outra opção é ainda a estrutura de aramado, visto que assim os vasos podem ser encaixados no local que desejar, podendo ter formatos e tamanhos diferentes.
Prateleiras
Para aproveitar o espaço de sua varanda de maneira inteligente, prateleiras na parede podem servir para acomodar os vasos de plantas e flores. Além disso, caso opte por folhagens maiores, como a samambaia, suas folhas cobrem os vasos, criando um efeito de unidade, ou seja, como se estivessem suspensas e todas juntas.
Use sua criatividade
Vale lembrar ainda que também é possível fazer combinações diferentes, optando por plantas mais volumosas misturadas com vasos pequenos, montando assim, um jardim suspenso bastante criativo. Inclusive, se possuir móveis de madeira no local, como mesa e cadeiras, pode comprar vasos do mesmo material, promovendo harmonia com a mesma proposta no ambiente.
Correntes e cordas
Outra forma bastante interessante de montar seu jardim vertical é apostar em vasos suspensos com correntes de metal ou até mesmo cordas. Ou seja, tenha em mente que é possível ousar sem deixar de lado o bom gosto e sofisticação. Por exemplo, para quem prefere projetos mais urbanos e modernos, as correntes são excelentes elementos. Por outro lado, as cordas trazem um ar mais rústico e campestre ao espaço. Sendo assim, avalie qual é a proposta de sua varanda e também do imóvel como um todo.
Preze pela facilidade
Por fim, antes de montar seu jardim vertical, é importante analisar com cuidado sua estrutura. Isso porque, será necessário regar as plantas, fazer podas e até mesmo trocar os vasos de lugar. Sendo assim, evite colocar as plantas em lugares muito altos e que você não alcança, analisando outras particularidades do espaço.
Então, agora que você sabe como montar jardim vertical na varanda, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, lembre-se de, se possível, consultar um profissional especializado, pois dessa forma você garante escolhas de espécies corretas para seu ambiente em específico, além de economizar ao comprar os produtos certos.
Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.