Sistema de segurança para idosos: 7 dicas

Sistema de segurança para idosos: 7 dicas

Um dos fatores que acompanham a idade são as dificuldades que vão sendo adquiridas e que em certo momento se tornam inevitáveis.

Mas é claro que sempre é possível tomar algumas precauções que facilitam o dia a dia de quem é idoso, protegendo-os de possíveis lesões, que geralmente são as maiores causas de hospitalização nessa idade.

É claro que existem alguns itens que são completamente dispensáveis para quem tem uma idade mais avançada, uma escada de alumínio, por exemplo, ela provavelmente não vai ser necessária a menos que seja algo extremamente importante, por isso mantenha ela fora de alcance dos idosos, eles podem acabar se machucando ao subir.

Alguns outros itens também se tornam menos úteis com o passar do tempo e devem ser retirados para que a mobilidade do idoso seja feita sem obstáculos.

Abaixo você confere algumas dicas que vão ajudar você a criar um sistema de segurança para idosos.

1. Instale barras de segurança

Alguns idosos podem apresentar uma certa falta de equilíbrio, por isso, em alguns casos é necessário que barras de segurança sejam instaladas, isso evita possíveis quedas e acidentes dentro de casa.

Priorize a instalação em ambientes como cozinha e banheiro, principalmente ao lado do vaso sanitário, isso vai garantir apoio na hora de levantar.

2. Tenha cuidado com as escadas 

Escadas são perigosas em qualquer idade, mas quando falamos de pessoas idosas elas se tornam ainda mais perigosas, por isso tome cuidado.

Uma das principais dicas é que a escada deve ter um corrimão, isso ajuda no equilíbrio durante a descida ou subida da escada.

Caso o idoso passe um tempo do dia sozinho, use sinalizadores no chão, eles vão ajudar a guiar o caminho, e não se esqueça de sempre deixar a escada bem iluminada.

3. Instale pisos antiderrapantes

Essa dica é principalmente para aquelas áreas que costumam ficar molhadas, como cozinha, lavanderia e banheiro, pisos molhados aumentam os riscos de queda, por isso instale pisos antiderrapantes nesses ambientes.

Existem muitas opções no mercado, mas escolha um de qualidade, você pode testar antes de fazer a instalação completa na casa.

4. Retire os tapetes

Como mencionado, a maioria dos idosos sofre com a perda de equilíbrio, e para que nenhum acidente aconteça, às vezes é melhor tirar os tapetes dos lugares por onde ele mais circula.

Lembrando que tapetes não são um problema, mas como em alguns casos o idoso pode acabar tropeçando, é melhor evitar qualquer acidente.

5. Prefira móveis com pontas arredondadas 

Objetos que apresentam uma quina no ângulo reto não costumam ser adequados para se ter em casa com idosos.

Para que possíveis lesões sejam evitadas, prefira sempre objetos com pontas arredondadas, ou você também pode colocar proteções nas pontas de objetos que podem causar lesões, como mesas e racks.

6. Troque as maçanetas para o modelo alavanca 

Essa dica é para facilitar ainda mais a locomoção do idoso pela casa, as maçanetas alavanca não precisam de esforço na hora de abrir uma porta. Instale esse modelo nas áreas mais frequentadas pelo idoso, mas às vezes é melhor fazer a instalação em todas as portas da casa.  

7. Adapte os banheiros

O banheiro costuma ser uma área de risco quando falamos na circulação dos idosos, por isso ele deve ser adaptado com barras de apoio que ajudam a prevenir possíveis acidentes.

Além disso, instale tapetes de borracha nos locais que ficam molhados, como debaixo do chuveiro ou na saída do box. Outra dica é elevar o assento do vaso sanitário, isso traz uma maior estabilidade nos movimentos.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas para um sistema de segurança para idosos, veja o vídeo do canal Jornal da Gazeta.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.