Leitura dinâmica: o que é e como funciona
Ler é uma das principais formas de adquirir conhecimento, mas, com a rotina apressada, são poucas as pessoas que possuem tempo para obter novas informações por meio da leitura.
Justamente para ajudar quem é muito atarefado e quer ou precisa ler muitas páginas, existe a leitura dinâmica. Simplificadamente, essa técnica consiste em ler três ou mais vezes mais rápido do que o leitor conseguiria seguindo a forma tradicional de ler. Contudo, existe mais do que isso por trás da leitura dinâmica.
Continue lendo para saber o que é, como funciona e como e por que aprender a fazer uma leitura veloz absorvendo todas as informações necessárias.
O que é leitura dinâmica?
A leitura dinâmica consiste em ler as palavras em blocos, em vez de considerá-las individualmente, de modo que se gaste menos tempo para completar um texto. Isso pode ser feito passando o olho e captando o sentido geral dos parágrafos e páginas ou buscando uma informação específica.
A maioria das pessoas que faz leitura dinâmica consegue se tornar três vezes mais rápida na leitura. Ou seja, caso elas tivessem o costume de ler uma página em um minuto, agora elas são capazes de terminar a mesma página em cerca de 20 segundos sem perder nenhuma informação.
Aliás, não só é muito importante que, apesar de ser bem mais acelerada do que o normal, a leitura dinâmica mantenha a qualidade do entendimento, como acredita-se que ela melhore a interpretação e a capacidade do leitor reter informações por mais tempo.
Como funciona a leitura dinâmica?
Antes de entender como funciona a leitura dinâmica e o que faz com que ela seja possível, devemos entender o que acontece em uma leitura normal. Bom, ler significa basicamente exercer quatro processos:
- decodificar — obter os significados a partir das letras e sons;
- compreender — entender o contexto geral do texto;
- interpretar — conclusão que depende da bagagem pessoal do leitor;
- reter — armazenagem do novo conhecimento aprendido.
A leitura dinâmica, por sua vez, só é possível por diminuir a etapa da decodificação. Isso é feito por meio da eliminação da subvocalização, que é o ato de “falar” as palavras dentro da cabeça. Esse é um hábito derivado das técnicas de alfabetização e sem ele a leitura flui muito mais depressa.
Como fazer leitura dinâmica?
Para fazer uma leitura dinâmica, primeiro, elimine todas as distrações do ambiente para se concentrar na atividade. Depois, comece a treinar a ler sem ouvir uma vozinha na cabeça enunciando as palavras.
Também será necessário passar a ver as palavras como blocos e não de maneira individual. Inicie por blocos de três e aumente a quantidade de palavras conforme melhora a sua assimilação.
Outro passo importante para ler com velocidade é treinar os olhos. Afinal, de nada adianta conseguir assimilar parágrafos em segundos se os olhos não forem rápidos o suficiente para acompanhar.
Por que fazer leitura dinâmica?
São diversos motivos possíveis para que uma pessoa precise ou decida que fará uma leitura dinâmica. Alguns exemplos são:
- precisar aprender mais conteúdo rapidamente, para prestar vestibular, concurso ou fazer provas no colégio e na faculdade;
- terminar as leituras obrigatórias de trabalho mais rápido e usar o tempo livre com descanso;
- dar conta de muitas páginas de relatório e outros;
- adquirir conhecimentos em pouco tempo;
- melhorar a memória e a capacidade de interpretação.
Apesar de difícil, a leitura dinâmica possui tantas vantagens a serem conquistadas que pode até ser divertida. Então, comece hoje mesmo a treinar a sua leitura rápida para alcançar ótimos resultados.
Aproveite e também compartilhe este post nas redes sociais e espalhe os seus novos conhecimentos sobre leitura dinâmica para os familiares, amigos e conhecidos.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.