Perguntas e respostas sobre o Business Partner

Perguntas e respostas sobre o Business Partner

Dentro de uma empresa, o profissional que exerce a função de Business Partner é basicamente um profissional de RH que tem a responsabilidade de apoiar os gestores em decisões que são relacionadas com o time da empresa e onde se precisa alcançar uma série de metas definidas em alguma estratégia dentro da organização.

Uma das razões que o Business Partner existe é que ele deve buscar chegar nas vontades dos seus clientes, sendo muito importante dentro das principais reuniões de uma empresa.

Como surgiu a função de Business Partner?

Esse termo que claramente vem do inglês, significa que o profissional atua como “parceiro de negócios”, que em alguns lugares é atendido pela sigla BP. Aqui no Brasil, muitas vezes esse profissional é o responsável por realizar a consultoria interna de um RH e tendo o apoio junto dos gestores para que eles conquistem uma melhoria nos resultados, tendo sempre certeza do papel que ele desempenha e as suas responsabilidades.

Mas e de onde surgiu esse tema “Business Partner”? O autor de introduzir esse conceito foi Dave Ulrich, autor que usou essa referência em sua formação. Essa metodologia foi uma forma de atualizar a função do RH em um mundo cada vez mais globalizado.

É preciso que uma empresa deixe uma área específica para cuidar dos processos internos, sendo que a criação desse setor aconteceu a partir da necessidade de se auxiliar os gestores ao longo do dia a dia com cada membro de suas equipes estrategicamente montadas.

Mesmo que os líderes tenham uma capacitação um pouco diferente, como em gestão de pessoas, é sempre bom ter uma outra percepção, saber ouvir e trocar idéias com alguém que já tenha experiências mais assertivas.

Quais são os deveres que um Business Partner precisa ter?

De fato, o Business Partner atua como um parceiro de negócios. Aqui o profissional vai atuar como um consultor interno, oferecendo várias estatísticas e percepções de negócios, seja para investir no momento ou pensar em algo para o futuro.

Quem atua como BP precisa ter um perfil de liderança e que busque sempre por inovação, oferecendo todos os dados para que um de seus superiores possa tomar a melhor decisão. Ao longo do seu trabalho, procura realizar trocas com as pessoas, propondo sempre estratégias que busca chegar em uma solução.

Todo profissional que atua como Business Partner precisa além de saber executar a função, entender que a empresa que ele representa não pode ficar sem obter lucro. Por isso que saber os indicadores do seu negócio é um ponto que qualquer profissional da área de BP precisa saber.

Quais as principais responsabilidades de um BP?

A ideia de uma empresa de ter um Business Partner como seu parceiro de negócios é saber que no fundo estará sempre contando com os serviços de um consultor interno, que oferece dados e percepções, para que assim se possa tomar as melhores decisões. O Business Partner precisa saber todas as decisões, tanto individualmente como também em equipe.

Ao longo da sua jornada de trabalho, esse profissional procura estabelecer trocas juntamente do seu grupo, propondo uma escuta ativa, além de estar sempre na busca de soluções para a empresa.

Além de entender do negócio, o BP precisa ter noções de lucro. A função é de total estratégia dentro de uma organização, por isso essa função é ocupada geralmente por uma pessoa bastante madura.

Os maiores desafios que enfrentará um Business Partner

A carreira de um BP é muito exigente, precisando de um grande entendimento sistêmico para não se perder no meio do caminho. Aqui a gente separou quais são os maiores desafios que este profissional vai enfrentar ao longo do seu dia-a-dia, confira:

  • Realização: Os planos que forem postos para execução vão precisar acontecer na prática, definindo ações organizacionais que são necessárias para que se concretizem as estratégias;
  • Planejamento: Integração do planejamento da empresa junto com a equipe de RH, apoiado nos resultados que reflitam as estratégias que serão seguidas pelos demais colaboradores;
  • Antecipar os riscos: Como um consultor interno de uma empresa, também é de sua responsabilidade antecipar e organizar da melhor maneira os seus riscos, pensando sempre a partir do seu posto de trabalho na organização;
  • Capacitação: Uma equipe madura de BP pode seguir sem maiores problemas a metodologia de trabalho e fazer a diferença dentro da empresa, além da vida das pessoas;

Como obter qualificação para trabalhar como um Business Partner?

Nos dias de hoje, existem diversos cursos e instituições de ensino qualificadas, que oferecem capacitação nessa área. Mesmo durante a pandemia e sem a presença das aulas presenciais, é possível realizar uma capacitação em BP através da Internet.

Com uma carga horária média de 16h, divididas em dois dias, já é possível emitir um Certificado Nacional de Business Partner.

Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.