Marketing digital para quem trabalha no mercado pet

Marketing digital para quem trabalha no mercado pet

A mídia social pode ajudar seu negócio de pet care de várias maneiras fornecendo visibilidade, credibilidade e recursos adicionais para o seu negócio. Expandir a presença de mídia social de sua empresa valerá a pena a longo prazo e mostrará a seus clientes que você dedicou tempo para realmente investir em seus negócios. 

As mídias sociais ajudam você a obter mais tráfego para seu site, tornando as pessoas cientes de seus negócios e serviços prestados. Ele também fornece uma maneira de os clientes se envolverem com sua empresa e ver fotos e vídeos do que você oferece. Hoje abordaremos o marketing de mídia social nos negócios envolvendo animais de estimação, quais plataformas usar e que tipo de conteúdo você deve postar, dependendo da sua profissão.

No Brasil, segundo o Radar Pet, o mercado teve um aumento de 30% do total de animais de estimação no ano de 2021. Em anos anteriores a média de crescimento era de 20%. Cresce junto a demanda por profissionais de todos os tipos.

Quem pode se beneficiar das redes sociais

Empresas

  • Pet shops
  • Banho e tosa
  • Clínicas veterinárias
  • Hospitais veterinários
  • Creches para pets

“Investir em marketing digital foi um dos maiores acertos da nossa clínica. No início tivemos pouco resultados, mas com o tempo os acessos ao site através do Google começaram a crescer. Hoje recebemos dezenas de contatos de clientes interessados em consultas ou banho e tosa.” Afirma a empresário e médica veterinária Kethye Priscila Ortencio cuida da Clínica Veterinária em Santo André Uau Uau Que Mia.

Profissionais liberais

  • Veterinários particulares
  • Passeadores (dog walkers)
  • Adestradores
  • Terapeutas de pets
  • Tosadores particulares

Diferença entre redes sociais e mídias sociais

Neste artigo, vamos tratar ambos praticamente como sinônimos pois sempre é mais interessante trabalhar com ambas as propostas em conjunto. Mas podemos destacar as diferenças:

Mídias sociais: são plataformas de conteúdo que oferecem algumas interações, como por exemplo o YouTube.

Redes sociais: são plataformas feitas para a interação entre as pessoas como são as redes sociais mais populares. As interações são parte fundamental da dinâmica.

Todo site pode ter um apelo social, mas não necessariamente ter a interação como um dos meios de funcionamento.

Plataformas

Existem várias plataformas de mídia social diferentes que você pode escolher como profissional de animais de estimação – Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok, apenas para citar alguns. Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens, para que você possa decidir qual plataforma melhor se adequa ao seu negócio e ao seu público.

Instagram

Assim como o Facebook, você pode criar uma conta comercial no Instagram, que é uma ferramenta de marketing digital muito benéfica para empresas de animais de estimação. Configurar sua conta é muito fácil – basta fornecer uma foto de perfil e certificar-se de mudar para uma conta profissional e escolher Negócios no menu de configurações. Depois disso, você poderá adicionar informações comerciais relevantes, como seu e-mail, endereço comercial ou número de telefone.

O Instagram é a plataforma ideal se você deseja realmente se envolver com seus clientes. Se você tiver várias fotos e vídeos para compartilhar, este é o lugar. Você pode postar em sua página algumas vezes por semana, postar histórias diariamente, se desejar, criar bobinas, fazer vídeos do Instagram Live e muito mais.

A maior vantagem de ter uma conta comercial do Instagram é que eles fornecem análises, também chamadas de Instagram Insights, em sua conta e suas postagens. Isso significa que você poderá ver quem é seu público principal, incluindo idade, sexo e localização. Isso ajudará você a adaptar suas postagens ao seu público.

Você também pode ver suas postagens com melhor desempenho e quando elas foram publicadas. Por exemplo, se você perceber que suas postagens mais bem-sucedidas são bobinas de tutorial de cuidados com animais de estimação, você desejará fazer mais delas para o seu feed. Ou se você perceber que suas postagens com mais curtidas e engajamento foram postadas no fim de semana, planeje mais postagens de fim de semana.

Uma conta comercial do Instagram também permite que você aproveite as postagens patrocinadas. Isso significa que você pode selecionar o público que está tentando alcançar e por quanto tempo deseja que suas postagens patrocinadas sejam veiculadas.

Facebook

Estamos todos familiarizados com o Facebook, mas o Facebook não é bom apenas para sua conta pessoal – também há uma opção para configurar páginas comerciais. Segundo o Facebook, criar uma página de negócios permite que “as mais de 2 bilhões de pessoas no Facebook descubram o seu negócio”. A melhor parte de configurar sua página de negócios é que ela é gratuita!

A criação de uma conta comercial leva apenas alguns minutos; você precisará do nome e da descrição da sua empresa, fotos do perfil e da capa e uma frase de chamariz. Ter uma página de negócios no Facebook não apenas permite que você encontre mais clientes on-line, mas também oferece a oportunidade de se conectar com seus clientes e postar conteúdo atraente para que eles voltem à sua página de negócios querendo mais.

Não tenha medo de usar anúncios do Facebook. Os anúncios do Facebook permitem que você alcance um público mais amplo e obtenha mais visibilidade para sua empresa. Os anúncios obtêm mais tráfego para a página da sua empresa no Facebook executando campanhas e usando as ferramentas simples fornecidas.

LinkedIn

Você pode estar familiarizado com o LinkedIn se já tiver uma conta pessoal, mas eles também fornecem perfis comerciais. O Linkedin é uma plataforma intuitiva que lhe dá a oportunidade de compartilhar seus negócios e serviços, explicar os benefícios do seu negócio e criar um link para seu site. 

Muitos usuários utilizam o Linkedin para compartilhar conteúdo útil com seu público e se conectar com outros profissionais de animais de estimação. Você nunca sabe que tipo de conselhos ou conexões você receberá, a menos que coloque seu negócio lá fora.

Não foque na “fofura” dos pets, mas sim no seu profissionalismo. Se você já tem experiência e pensa em oferecer cursos, treinamentos e mentorias sobre o mercado pet, o Linkedin pode ser uma excelente plataforma.

Práticas recomendadas de mídia social para profissionais do ramo pet

Tosadores

Existem várias dicas de mídia social para a higiene do animal de estimação. Para começar, as pessoas adoram fotos de antes e depois. Você pode tirar fotos fofas de antes e depois de seus amigos peludos e compartilhá-las na plataforma que você mais usa. 

Você pode filmar trechos de como você faz com que seus clientes pareçam tão limpos e bem arrumados ou fornecer dicas para seus clientes sobre como manter o pelo do cachorro adequado entre as consultas.

  • Mostre fotos de antes e depois
  • De dicas de cuidado com a pelagem dos pets
  • Ensine o tutor a cuidar da tosa

Cuidadores (Pet Sitters) e passeadores (Dog Walkers)

Um uso comum das mídias sociais para cuidadores de animais e passeadores de cães é postar fotos e vídeos dos animais de estimação que estão sob seus cuidados. As melhores plataformas para isso seriam Instagram e Facebook. O Instagram é a plataforma mais ideal para exibir imagens do seu trabalho. Certifique-se de ter permissão de seus clientes antes de postar qualquer conteúdo de seus animais de estimação.

Você também pode se estabelecer como um recurso para seus seguidores que tenham dúvidas sobre pets em geral. Você pode compartilhar seus truques criando um post semanal onde você compartilha dicas – como manter um animal de estimação feliz enquanto seu dono está fora.

  • Tire fotos das atividades com os pets
  • Mostre como eles ficam felizes com você
  • Pegue depoimentos dos tutores

Treinadores e adestradores

O treinamento de cães não é a profissão mais fácil. No entanto, você pode ser criativo com a forma de exibir seu negócio de treinamento de cães nas mídias sociais. Mostra como é fácil marcar uma hora com você, deixando claro como funciona e os preços.

Considere usar o recurso de Reels no Instagram para mostrar conteúdo atraente em sua página. Você pode compartilhar dicas sobre como fazer um filhote sentar, entre outros truques. As mídias sociais para adestramento de cães podem ajudar sua empresa e podem ajudá-lo a mostrar seu trabalho para conquistar novos clientes.

  • Mostre vídeos dos pets adestrados
  • Conte histórias com os tutores sobre como o treinamento mudou o comportamento do pet
  • Ofereça dicas de adestramento em casa

Rede social não precisa ser difícil

Esperamos que as informações acima sejam úteis para o seu negócio no desenvolvimento de um plano de mídia social e presença. Nossas melhores sugestões são selecionar quais plataformas funcionariam melhor para sua empresa e adaptar seu conteúdo com base em seu público e quais são suas metas de negócios. 

Você também deve considerar a estratégia de seu conteúdo e fazer mais pesquisas, para que possa desenvolver um plano de mídia social que seja eficaz para seu tempo e esforço. Comece sua mídia social hoje para ajudar sua empresa a prosperar.

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Equipe Conteúdos Geniais

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