PIOLHO DE CACHORRO: COMO TRATAR E PREVENIR?
Manter os cuidados dos pets e deixá-los livres dos parasitas externos, como sarna, carrapatos e pulgas deve ser uma das principais preocupações dos donos. Mas, você sabia que além desses parasitas citados existe também o piolho de cachorro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o piolho de cachorro não vem da família das pulgas, que afetam os cães e os fazem coçar inteiros. Contudo, um dos principais sintomas desse parasita é a coceira excessiva, desconforto, mau-cheiro, além de pode ser agente transmissor de outras doenças nos cães.
Para entender um pouco mais sobre o piolho de cachorro e saber diferenciá-lo dos outros parasitas externos, separamos algumas informações importantes. Confira!
PRINCIPAIS TIPOS DE PIOLHO DE CACHORRO
Assim como os diferentes tipos de espécies de pulgas e cariados, o mesmo acontece com os piolhos de cachorro. Esse parasite possui duas espécies principais que podem afetar os cães.
- Trichodectes Canis: espécie conhecida como piolho mastigador, ele se alimenta dos restos de cuecas mortas presentes na pele e nos peso dos cachorros. Geralmente o piolho pode medir de 1,5 a 2 mm de comprimento, podendo aparecer mais na região da cabeça, orelhas, pescoço e lombo.
- Linognathus Setosus: tipo de piolho de cachorro sugador, ele se alimenta e sobrevive através do sangue do cachorro. Medindo entre 1,5 e 2,5 mm de comprimento, ele pode ser encontrado na cabeça, pescoço e na área do tórax do pet.
O PIOLHO DE CACHORRO PODE PASSAR PARA HUMANOS?
Essa é uma dúvida bastante comum, uma vez que a sarna pode ser transmitida para humanos. Contudo, o piolho de cachorro não pode ser pego por humanos assim como o piolho humano não pode ser passado para o pet. Isso porque cada espécie de parasita é adaptada para um hospedeiro específico.
COMO SABER SE O PET ESTÁ COM PIOLHO DE CACHORRO E COMO TRATAR?
Para identificar e saber se o seu bichinho está com piolho de cachorro é bem simples, uma vez que eles são maiores e não se movimentam com tanta rapidez como as pulgas. Sendo assim, sua visibilidade a olho nu é muito mais fácil e rápida.
Além disso, é possível saber se é o piolho de cachorro por meio dos sintomas que se manifestam, assim como cadeira excessiva, mau cheiro, seborreia, inquietação constante e até mesmo lesões na pele e queda de pelos.
Já os tratamentos devem ser feitos por meio de um médico veterinário para que ele possa fazer a indicação do tratamento ideal para o seu cachorro. Mas no caso do piolho de cachorro, pode-se ser receitadas duas principais formas de tratamentos que são: os remédios para piolho e os shampoos antiparasitários.
Normalmente o medicamento é o mais eficaz principalmente contra o piolho de cachorro sugador. Já os shampoos ajudam na remoção dos parasitas presentes na pele do pet. Por isso, é sempre consultar um profissional veterinário para que ele possa encontrar a melhor forma de tratar o cachorro.
COMO PREVENIR O PIOLHO DE CACHORRO?
A melhor prevenção para o piolho de cachorro é fazer a higienização regular do pet e do ambiente onde ele vive. Além disso, o uso de coleiras antipulgas e remédios vermífugos de acordo com as recomendações do médico veterinário também podem ser uma ótima opção.
Ambos os métodos podem ser usados de maneira preventiva como no tratamento de infestações, podem encontrá-los de diferentes formatos, como comprimido e pipeta. Vale destacar que ao comprá-los é preciso ficar atento às indicações de porte presentes na embalagem.
Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.