3 hábitos prejudiciais no pós-operatório da cirurgia plástica
De acordo com os dados obtidos pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas do mundo, com aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos por ano.
Entretanto, para que a recuperação seja adequada e o paciente tenha o resultado esperado, é muito importante adotar alguns cuidados especiais recomendados pelo médico no pós-operatório da cirurgia plástica, seja ela para colocar uma prótese de silicone ou para uma lipoaspiração.
O grande problema é que muitos desses resultados são prejudicados devido aos cuidados adotados pelo paciente nesse período de pós-operatório, sendo que os hábitos podem trazer graves consequências estéticas e na saúde.
Pensando nisso, separamos os três principais hábitos prejudiciais no pós-operatório e quais as consequências de mantê-los nessa fase de recuperação.
3 principais hábitos prejudiciais no pós-cirúrgico
Alguns hábitos ruins no pós-operatório da cirurgia plástica podem comprometer a recuperação e a obtenção de um resultado satisfatório. Confira quais são eles:
Sedentarismo
Um dos hábitos ruins que devem ser deixados de lado no pós-operatório é o sedentarismo, uma vez que ele pode prejudicar a manutenção dos resultados alcançados, principalmente se a cirurgia em questão for uma lipoaspiração.
O sedentarismo pode ser definido como a ausência de atividade física regular, e mantê-la na rotina é imprescindível para a manutenção do peso e o bom funcionamento cardiovascular e respiratório.
Vale ressaltar que o paciente que estiver no pós-operatório precisa evitar qualquer tipo de atividade física nesse período, porém ela deve ser retomada logo após a liberação do médico.
Seguir uma alimentação inadequada
Outro principal mau hábito que deve ser deixado de lado é a má alimentação, isso porque seguindo uma dieta balanceada no pós-operatório a cicatrização será muito mais rápida e adequada, além de ajudar a evitar possíveis infecções e trombose, já que o paciente estará no seu peso ideal.
É importante incluir cuidados especiais com a alimentação meses antes da realização da cirurgia plástica, sempre priorizando o consumo de alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, carnes magras, oleaginosas, peixe, alimentos integrais, entre outros.
Desta forma, podemos entender que alguns alimentos podem influenciar de diferentes formas no pós-operatório:
- Alimentos duros: no caso de a cirurgia ser uma rinoplastia ou mentoplastia, a ingestão desses alimentos pode causar dor, prejudicando a cicatrização e desencadeamento de sangramento;
- Alimentos integrais: podem ajudar a evitar que o paciente não sofra com constipação, o que pode fazer com que ele não fique inchado e sinta dores abdominais;
- Alimentos ricos em sódio, açúcares e gordura: podem prejudicar e fazer com que a recuperação e a cicatrização sejam mais lentas.
Falta de repouso
Um dos principais cuidados no pós-operatório de uma cirurgia plástica é o repouso, uma vez que ele irá ajudar na boa recuperação do paciente. Desta forma, a falta dele pode comprometer a estética da cicatrização, além de poder favorecer o surgimento de complicações como edemas e inflamações.
Vale destacar que cada tipo de cirurgia plástica depende de um tempo específico de repouso, e pode variar de acordo com o paciente. No caso da abdominoplastia, é indicado que nas primeiras 48h o paciente mantenha o repouso, e depois, nos 14 primeiros dias, ele deve iniciar as caminhadas encurvado e seguindo alguns cuidados especiais, para ajudar na circulação sanguínea, prevenindo assim o desenvolvimento de uma trombose.
Diante disso, é possível notar que é muito importante deixar os hábitos ruins de lado no pós-operatório para reduzir as chances do surgimento de complicações e fazer com que o resultado fique conforme o esperado.
Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.