Como realizar a cirurgia bariátrica pelo convênio?

Como realizar a cirurgia bariátrica pelo convênio?

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico complexo que tem como principal foco combater a obesidade mórbida e ajudar na recuperação de pacientes que sofrem com problemas decorrentes do excesso de peso e índices elevados de índice de massa corpórea (IMC).

Ao contrário do que muitos acreditam, a cirurgia bariátrica não é uma intervenção cirúrgica de cunho estético e nem é uma opção a ser considerada por todos os pacientes que desejem perder peso.

Na realidade, essa cirurgia é bastante complexa e só deve ser considerada depois de falhadas outras tentativas menos agressivas de emagrecer, como a reeducação alimentar, a ingestão de medicamentos, a prática de atividade física e o acompanhamento nutricional de dietas.

Pacientes acometidos por um sobrepeso acima do ideal podem desenvolver problemas decorrentes ou correlatos à obesidade, tais como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Apneia;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Problemas respiratórios;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Dores nas articulações.

Cirurgia bariátrica e o convênio médico

Operadoras de saúde, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), possuem uma lista de procedimentos que devem ser cobertos em cada plano. A cirurgia bariátrica está inclusa nesta lista, desde que alguns critérios sejam respeitados.

Os critérios, conforme já mencionado, devem seguir a orientação de que a cirurgia bariátrica é realmente necessária no paciente em questão. Outro ponto importante a ser reforçado é que é preciso a garantia de que não exista carência para o procedimento cirúrgico.

A carência é prevista em contrato, e tem relação ao período em que o plano não pode ser usado depois da contratação para determinados procedimentos. Na maior parte dos casos, para a cirurgia bariátrica este período é de 24 meses depois da contratação do plano.

Em outras palavras, é importante ficar de olho nas datas de carência para que não haja uma decepção ou surpresa inesperada. Já nos casos de planos empresariais, sobretudo naqueles com um número muito elevado de vidas, esse período não existe.

No entanto, mesmo para os planos de saúde pessoais, o prazo não é absoluto. Em casos de pacientes com quadro clínico grave, é possível que o contratante acione a Justiça para que o prazo não seja respeitado.

Para este tipo de situação, é preciso que haja um laudo do médico que confirme que realmente é inviável aguardar muito tempo para a concretização da cirurgia. As decisões judiciais, neste caso, costumam favorecer os pacientes, mas não é regra: cada caso tem sua especificidade.

Para tanto, a melhor dica ainda é se atentar às datas de carência para poder se planejar melhor na hora de realizar a cirurgia bariátrica.

Benefícios da cirurgia

É preciso dedicação no pós-operatório, uma vez que a cirurgia não garante emagrecimento permanente. Bons hábitos precisam ser adotados e mantidos para que o peso conquistado no pós-operatório não seja revertido ao quadro de outrora.

Dentre os benefícios que podemos elencar, além da melhora significativa do quadro clínico e da redução do desenvolvimento de doenças, está a melhora na autoestima e na qualidade de vida, condicionando o paciente a uma melhor inserção profissional, pessoal e social.

Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos