Usar salto alto prejudica a coluna e causa dor nas costas?

Usar salto alto prejudica a coluna e causa dor nas costas?

Usar salto é praticamente uma unanimidade entre as mulheres. Algumas usam para ficar mais elegantes, outras para driblar a baixa estatura. Mas será que este hábito pode prejudicar sua coluna e causar dor nas costas?

A resposta é sim! O uso de saltos altos, em excesso, pode prejudicar sua coluna e gerar dores. No entanto, não há uma regra que determine quais mulheres terão ou não o problema. O fato é que muitas mulheres se queixam de dor nas costas, nos pés e nas pernas após usarem salto por um longo espaço de tempo.

Por que usar salto causa dor nas costas?

O modo como as mulheres caminham equilibradas em saltos, muitas vezes altíssimos, altera o andar natural. Alguns destes sapatos não seguem o formato dos pés, além de mudar a postura dos ombros, pescoço e coluna. Deste modo, com o passar das horas, os resultados dessas modificações vêm em formato de dor.

Isso quer dizer que as mulheres não podem mais usar salto?

Não. Não é proibido usar salto, até porque, como dito anteriormente, não há como saber quem desenvolverá ou não dor nas costas. Os especialistas recomendam que os saltos utilizados sejam mais baixos – o ideal é utilizar sapatos de no máximo 5 centímetros de altura. Além disso, o tempo de uso também não deve ser exagerado – recomenda-se 3 vezes na semana, por 7 horas por dia, por exemplo.

O impacto que o uso de salto traz para as costas, pernas e pescoço pode agravar problemas já existentes. O formato dos sapatos sobrecarrega a parte da frente dos pés, prejudicam as articulações e a pisada, o que pode gerar calos, joanetes e outros problemas.

O desequilíbrio também faz parte dos prejuízos que o uso de saltos pode gerar, isso também pode ocasionar torções e aumentar o risco de quedas.

Quem sofre com dor nas costas de algum tipo ou de doenças, como a escoliose, sente ainda mais os impactos do uso destes sapatos. A razão disso é que problemas pré-existentes podem ser agravados pelo desequilíbrio e desconforto trazidos pelo calçado.

Como reduzir os impactos do uso do salto?

Como dito acima, a dor nas costas é um dos principais sintomas do uso de saltos altos em excesso. Quem já sofre com alguma doença na coluna deve evitar estes sapatos. Veja agora como os impactos podem ser reduzidos:

  • Use saltos baixos: 5 centímetros é a altura ideal para sapatos de salto que sejam confortáveis e seguros. Outra dica é optar por saltos de base larga (saltos grossos) e com solado emborrachado – estas características podem amenizar os impactos nas articulações;
  • Use tênis: um bom tênis não vai prejudicar sua postura e sua saúde, além disso, hoje em dia, muitas mulheres permanecem elegantes usando tênis e saltos baixos;
  • Diminua a frequência: opte por usar sapatos de salto apenas em ocasiões especiais, festas e eventos. Analise qual trajeto fará, como é o piso ou o chão do local. Caso seja um piso irregular, o salto não é uma boa ideia. E para quem utiliza transporte público, o ideal são saltos grossos ou usar tênis no transporte e salto apenas no trabalho/evento.

Em caso de dores, procure ajuda. Dores que persistem por muitos dias, mesmo após a diminuição do uso dos saltos, requerem atenção. Quem tem bico de papagaio, escoliose e outros problemas deve ter ainda mais cuidado com as dores e demais sintomas. Não deixe de buscar ajuda profissional.

Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.