Como escolher um bom fone de ouvido?
Você está com dúvidas sobre como escolher um bom fone de ouvido? Nesse artigo, vamos te mostrar os diferentes tipos e as funções que esses aparelhos podem oferecer.
Os fones de ouvido se tornaram parte do nosso cotidiano, usamos em casa, no trabalho, na escola, no passeio e em muitas ocasiões, não é mesmo? É por isso que escolher um bom fone pode ser importante, ainda mais considerando as funções que ele pode oferecer.
Existem muitas opções no mercado, alguns são mais indicados para jogar, outros para usar na academia. Também tem aqueles modelos perfeitos para usar no trabalho.
Então é importante saber como escolher um fone de ouvido de acordo com suas necessidades e com base em suas funções técnicas.
Além disso, existem uma variedade de preços, que vão dos mais acessíveis até os mais caros.
Continue com a leitura e saiba mais!
Os tipos de fones de ouvido
Primeiro é importante saber como são classificados os fones de ouvido, para assim ter uma ideia de como eles funcionam e para que eles servem. Os fones de ouvidos estão classificados em basicamente quatro tipos, que são:
- fone auricular (earbud)
- fone intra-auricular (in ear)
- headset (on ear)
- headphone (on ear ou over ear)
Earbud
Os fones auriculares geralmente são o que vem acompanhado com o smartphone. São fones mais baratos e bem fáceis de se achar no mercado. Alguns acham esse modelo mais confortável e menos invasivo. Por esse modelo usado apenas na parte externa do ouvido.
Mas para quem está sempre em movimento esse modelo não é muito indicado, pois se solta do ouvido com mais facilidade. Por ter baixo isolamento acústico, pode acontecer que você esteja ouvindo uma música e ouça algum barulho externo.
In Ear
Os fones intra-auriculares são um modelo usado na parte interna do ouvido, são ótimos pois acabam diminuindo os ruídos externos. Isso ajuda a se concentrar e ouvir melhor a música, por exemplo.
Esses fones funcionam bem, e podem ser usados para você exercitar. Também existem os modelos sem fio que te dão mais mobilidade.
Headphone
Também chamado de circo-auricular, esse modelo tem os fones bem maiores, cobrindo toda a orelha. Isso ajuda a isolar mais o barulho externo. Esse modelo oferece mais qualidade sonora, têm o aro ajustável que se adapta bem ao seu formato de cabeça. A dificuldade de alguns é encontrar um headphone custo benefício, mas é algo que pode ser resolvido com uma boa pesquisa e observando algumas análises.
Headset
São bem parecidos com os headphones, a única diferença é que esse modelo oferece um microfone embutido. E pode ser útil para pessoas que trabalham no atendimento de marketing ou pessoas que fazem gameplay, por exemplo.
Esse modelo oferece uma grande qualidade sonora nos drives e também no microfone. E não podemos deixar de falar no design, esses fones são muito bonitos visualmente, alguns tem até lede. Outro modelo tem apenas um fone, sendo útil principalmente no ambiente de trabalho.
Como escolher um bom fone de ouvido?
É muito importante prestar atenção nas especificações que o aparelho pode te oferecer, como sensibilidade e frequência, grave, anti ruídos, com fio ou sem fio, etc.
Sensibilidade e frequência
Para escolher um fone de ouvido de qualidade, é importante saber qual a sensibilidade que ele apresenta, pois se você quer um fone para fazer gravações sugiro que prefira um mais sensível, que capte até os mínimos ruídos.
Portanto, para avaliar se um fone é bom ou ruim, deve-se levar em consideração o nível de frequência dele, se ele responde bem ao sinal que recebe.
Cancelamento anti ruídos
Para ter uma boa experiência busque um fone que possua sistema anti ruídos, como os headphones. Essa função cancela todos os ruídos do ambiente. Então, se você quer mais concentração para ouvir música busque por esse modelos que tenham esse recurso.
Resposta de frequência
Esse quesito, basicamente tem a ver principalmente com os limites sonoros que o fone alcança, ou seja, é a altura mínima e máxima de um fone de ouvido. Mas isso não quer dizer que seja qualidade.
Alguns fones conseguem ultrapassar os 20 Hz a 20 kHz, que é a frequência que uma pessoa consegue ouvir.
Tamanho do alto falante
É importante saber que não é o tamanho do alto falante que define se o fone é potente ou não. Depende de outros fatores, como sensibilidade e frequência. Portanto, fones menores também podem ser bem graves e potentes.
O tamanho do equipamento está relacionado com o conforto. Afinal, cada pessoa tem uma estrutura de cabeça diferente e necessita de um fone que se adapte bem.
Com fio ou sem fio
Atualmente, quase todos os modelos de fones de ouvido tem versões com fio e sem fio. Com o fone sem fio pode ser mais prático para quem pratica esportes, pois vai ter mais segurança para ouvir suas músicas se desencaixar do ouvido, por exemplo.
Também você não vai ter a preocupação de um dia o fio se partir, ou se emaranhar. Mas preste atenção na duração da bateria do fone que deseja.
Conclusão
Como vimos anteriormente, escolher um bom fone de ouvido não é tão fácil, mas é importante que você busque o máximo de informações para que o aparelho atenda às suas necessidades. Procure o fone de ouvido que você realmente precisa e que seja ideal para as suas necessidades, seja pro ambiente de trabalho ou pro lazer. Sabemos que o mercado está repleto de opções, o que pode dificultar a sua escolha. Desse modo, atente-se para as nossas dicas para uma melhor escolha.
Espero ter tirado todas as suas dúvidas de como escolher um bom fone de ouvido, se gostou do nosso artigo, compartilhe.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.