Conta Google Wallet: seguro ou melhor evitar?
O Google anunciou no fim de julho, o lançamento de sua mais nova ferramenta: o Google Wallet. Sendo uma espécie de carteira digital, o Google Wallet chega ao mercado para substituir o Google Pay e agregar novas funcionalidades.
O aplicativo está disponível para Android e iOS. E se você está procurando celulares em oferta, saber como utilizar o Google Wallet é muito importante para deixar a carteira física de lado e usar somente o smartphone nas compras e no dia a dia.
Uma dúvida que paira na cabeça dos usuários: o Google Wallet é seguro? Aqui, vamos mostrar o que a Google falou sobre a questão e abordar os benefícios das novas funcionalidades que integram a ferramenta.
O que é o Google Wallet?
O Google Wallet tem o objetivo de substituir o Google Pay e se tornar mais do que uma solução de pagamentos, sendo uma alternativa à carteira física.
Com isso, além de realizar compras com o celular por aproximação e armazenar dados de cartões, o aplicativo também permite o armazenamento de dados pessoais como carteira de motorista, carteira de vacinação e identidade.
Também é possível armazenar ingressos de shows, passagens aéreas e rodoviárias, entre outras funcionalidades.
Quais são os principais parceiros comerciais do Google Wallet no Brasil?
O Google possui mais de 40 parcerias no Brasil, que são importantes para a adoção e eficiência da ferramenta no país. De acordo com Natacha Litinov, responsável pela estratégia e operações no Google Pay, a carteira digital possui cobertura de praticamente todo o setor bancário brasileiro.
Dentre os bancos e fintechs parceiros podemos citar: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Neon, Inter, Nubank, C6 Bank, XP, entre outros. Além disso, o serviço também possui parceria firmada com as principais bandeiras de cartões no Brasil, Visa, Mastercard e Elo.
Para agregar documentos públicos no aplicativo, o Google fez parceria com o governo federal. Prova disso é o uso do sistema Datasus, que permite o armazenamento da carteira de vacinação dentro da carteira.
Em outras áreas, a Google firmou parceria com a Gol, uma das principais companhias aéreas do país e com o Ingresso.com, um dos principais sites de eventos no Brasil.
Os ingressos para o Rock in Rio 2022 também foram incluídos no Google Wallet. Neste ano, os usuários puderam armazenar seus ingressos no aplicativo.
Google Pay x Google Wallet
Com a chegada do Google Wallet, o Google Pay será substituído na maioria dos países, ficando ativo apenas nos Estados Unidos, em Cingapura e na Índia. O Google faz questão de ressaltar que o Google Wallet é uma espécie de avanço do serviço, expandindo o uso da ferramenta para além do mercado de pagamentos.
Google Wallet é seguro?
Segundo o Google, a solução Google Wallet é segura para todos. Com capacidade de armazenar informações e documentos de diversos tipos, porém há uma preocupação com as possíveis vulnerabilidades do serviço.
Para esclarecer, o Google emitiu comunicado ressaltando que todas as informações armazenadas no aplicativo ficam criptografadas no smartphone, impedindo o acesso de terceiros via internet.
Para garantir ainda mais segurança no uso do Google Wallet, a ferramenta exige uma configuração de tela de bloqueio por digital ou reconhecimento facial para ser acessada. Além disso, permite o pagamento por aproximação com a tecnologia NFC.
Em pagamentos, o aplicativo exibirá uma espécie de ticket com as principais informações da compra como produtos e valores, para que o usuário possa conferir tudo antes de finalizar o pagamento.
A gigante de tecnologia ressalta que a segurança do aplicativo é um dos pontos de maior preocupação da empresa, já que será necessário lidar com um grande volume de informações sensíveis dos clientes.
O Google Wallet busca acelerar a evolução do mercado de tecnologia, permitindo ter tudo o que é mais importante no dia a dia na tela do smartphone.
Por fim, se você quer saber mais sobre o Google Wallet, veja o vídeo do canal Oficina da Net.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.