Planejando a viagem perfeita por diversos países europeus

Planejando a viagem perfeita por diversos países europeus

Nos últimos anos, quem teve vontade de viajar para outros países enfrentou muitos imprevistos, como a pandemia da covid-19, mudanças econômicas e até mesmo as dinâmicas para turistas. Isso reflete, por exemplo, no aumento de 73% na procura de seguro para viagem na Europa por parte dos mais jovens, segundo levantamento das empresas Ipsos e Europ Assistance, efetuado em 2023.

Com inúmeros representantes na lista de países mais visitados ano após ano, o continente europeu atrai desde turistas iniciantes até quem bate cartão em destinos específicos frequentemente. Uma vantagem é que existem muitas formas de conhecer mais de um país na mesma viagem e ainda economizar.

O segredo está em planejar o itinerário com antecedência, prestar atenção às mudanças nas regras de entrada e saída de turistas de cada país e, claro, garantir o orçamento. Veja a seguir algumas sugestões de como conhecer países da Europa, reduzindo as chances de imprevistos e colecionando experiências únicas.

Passo a passo para planejar uma viagem para a Europa

Por muito tempo, viagens para a Europa eram quase exclusivas para pessoas com alto poder aquisitivo, principalmente pelos valores das passagens aéreas. Hoje, viajar não apenas para a Europa, mas para diversos outros lugares, tornou-se mais acessível, e um bom planejamento favorece alcançar esse objetivo.

Emissão antecipada de documentos

A partir de 2023, países integrantes da União Europeia passaram a exigir a emissão do ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) para estrangeiros viajando por até 90 dias a turismo, negócios ou trânsito. Essa regra vale para os brasileiros, que devem consultar os procedimentos de emissão do documento antes de embarcar.

Reservas de passagens e hospedagens

Além de ter em mãos o visto (para cada país) e outros documentos pessoais obrigatórios, quem viaja para a Europa deve ter reservas antecipadas. Elas podem ser solicitadas na etapa de imigração, e também permitem que você desenhe um trajeto inicial. Isso vale como dica principalmente para destinos com alta procura, nos arredores de pontos turísticos ou durante a alta temporada.

Organização de orçamento

Além de ter um orçamento para compra de passagens, hospedagem e outros gastos, inclua no planejamento uma quantia para emergências. Alguns países pedem que turistas tenham uma determinada quantia de dinheiro, na moeda local, então também considere esse valor na hora de calcular o total necessário para viajar.

O que fazer durante uma viagem na Europa?

O continente europeu é conhecido pela sua rica preservação histórica, com cidades inteiras ainda conservadas. Você pode estar viajando sozinho, buscando relaxar nas férias com a família ou aprofundar os conhecimentos em arte com um grupo de estudos. Na Europa, todo perfil de pessoa encontra atividades conforme seu gosto.

Viajar em transportes terrestres

A proximidade entre países europeus e a ampla infraestrutura em transportes terrestres permite que viajantes conheçam vários locais em uma mesma viagem. É bem comum que turistas voem até a Europa, geralmente um destino mais acessível, e completem o restante do trajeto de trem, economizando em passagens e tendo vivências diferentes.

Explorar a cultura local

Hoje em dia, capitais como Londres ou Berlim são um verdadeiro caldeirão cultural, concentrando pessoas de todo o mundo. Para quem quer conhecer mais de perto as tradições europeias, vilarejos e cidades mais afastadas são um prato cheio para entrar em contato com culturas de diferentes países, principalmente pela comida e celebração de datas especiais.

Respeitar os hábitos de cada país

Em alguns países da Europa, mulheres são adeptas do topless em praias, piscinas públicas e outros ambientes de lazer. Assim como cada região do Brasil possui seus hábitos locais, os países europeus possuem particularidades, que devem ser respeitadas por quem visita cada lugar. Na dúvida, faça uma pesquisa antecipada sobre as características de cada lugar, a fim de evitar situações constrangedoras ou de conflito na hora de interagir com os habitantes de cada lugar.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Suculentas são venenosas?

Suculentas são venenosas?

As suculentas têm se tornado cada vez mais populares na decoração de interiores e exteriores. Essas plantas de aparência exótica e única são conhecidas por suas fol...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.