Descubra lugares inusitados para celebrar o Carnaval no Brasil

Descubra lugares inusitados para celebrar o Carnaval no Brasil

Ao falar do Brasil, é difícil não se lembrar de duas paixões pelas quais o país ficou conhecido internacionalmente: Carnaval e futebol. Apesar de acontecer apenas uma vez ao ano, o Carnaval é uma festividade que movimenta milhões de turistas. Existe até mesmo a brincadeira de que o ano só começa de fato após o fim do Carnaval, período em que as pessoas já começam a pensar e planejar a folia do ano seguinte.

O destino pode variar: existe quem prefira curtir os blocos na própria cidade, há quem não abra mão de locais famosos como Salvador e tem aqueles que decidem dar uma chance a um novo local e começam a buscar por hotéis em Vitória e outras cidades do país. Nos locais mais inusitados, é possível desbravar tradições locais, festas de rua e blocos menos conhecidos. Confira abaixo alguns desses destinos.

Bezerros – Pernambuco

Quando se pensa em passar o Carnaval no Nordeste, a primeira cidade que aparece no imaginário popular é Salvador, mas essa está longe de ser a única opção. Em Pernambuco, a cidade de Bezerros conta com uma comemoração típica que consiste em festejar com papangus. Localizada perto de Recife, a cidade é um convite para os turistas que querem fugir do grande agito e conhecer uma tradição regional.

Nos dias de folia, acontece um verdadeiro baile de máscaras. Conforme a tradição, turistas e moradores locais saem mascarados para aproveitar a festa. Essas pessoas mascaradas foram apelidadas de papangus, dando nome à comemoração. Em 2023, o carnaval da cidade contou com mais de 500 atrações artísticas ao longo dos quatro dias de folia.

Aruanã – Goiás

Se você gosta de carnavais mais agitados, com shows e badalação noturna, ainda é possível fugir do circuito lotado das principais capitais. Uma das opções de destino é a cidade de Aruanã, em Goiás. Lá, a folia acontece às margens do rio Araguaia, com opções que atendem a todos os gostos e idades. Até mesmo a prefeitura da cidade se torna responsável por trazer artistas locais e atrações para a comemoração.

A sede do carnaval é a Praça Central Couto Magalhães, que começa a receber blocos locais ainda durante o dia. Na parte da noite, começam os shows que englobam diferentes estilos musicais. Existem ainda opções exclusivas para crianças e idosos, como a Marcha Folia e o Carna Criança.

Ibirá – São Paulo

Foi-se o tempo em que o Carnaval de São Paulo não era assim tão popular. Hoje, centenas de blocos se espalham pela cidade, atraindo milhões de foliões que lotam as principais ruas do centro e dos bairros. Para fugir do movimento excessivo da capital, a dica é apostar em cidades do interior como Ibirá, a 430 km da metrópole.

A folia na cidade é conhecida pelos ritmos baianos que atraem cerca de 40 mil turistas nos blocos que acontecem ao longo dos dias de Carnaval. Em Ibirá, é possível ter o gostinho da Bahia, em razão da proximidade de São Paulo, e a tranquilidade de um ambiente mais calmo.

Cabo Frio – Rio de Janeiro

A praia não costuma ser um destino tão comum para quem busca blocos e atrações temáticas durante o Carnaval, a menos que você queira fugir do agito e curtir de uma forma mais intimista com amigos e familiares. No entanto, esse não é o caso de Cabo Frio, cidade que recebe anualmente os turistas que desejam aproveitar a folia com os pés na areia.

A programação da cidade contou com mais de 30 blocos de rua nos quatro dias de comemoração e shows gratuitos na praia em 2024. Com opções também para as crianças, Cabo Frio passou a atrair centenas de famílias durante o Carnaval.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos