Como emagrecer um cachorro ou gato?

Como emagrecer um cachorro ou gato?

A obesidade é considerada uma doença que traz inúmeros malefícios para a saúde dos seres humanos, segundo a Organização Mundial da Saúde. A novidade é que cães e gatos também têm se tornado obesos.

No caso dos animais, existem três fatores que predispõem ao problema: genética, castração e fator humano.

Este último talvez seja o mais desafiador de todos, já que não basta comprar uma ração super premium se o animal não está sendo devidamente nutrido ou sequer se movimentando no dia a dia.

Para tanto, é fundamental que os tutores de pets tenham uma noção clara de que a obesidade, além de desencadear diversos tipos de doenças, tem o poder de reduzir a expectativa de vida do animal.

A fim de evitar tudo isso, saber como emagrecer um cachorro ou gato torna-se algo necessário e um tanto quanto urgente.

Obesidade em animais não é normal

Por mais que a gente possa achar “fofinho” um cachorro ou um gato mais roliço, com dobrinhas e uma barriga saliente, isso não significa que ele esteja saudável nem que seja algo positivo para o seu pet.

Na verdade, é exatamente o contrário, já que obesidade em animais não é algo normal.

Claro que existem dois fatores específicos que podem afetar o organismo do pet a ponto de desencadear a obesidade, como a genética e a castração.

Nesses dois casos, um especialista deverá avaliar o quadro do animal e indicar as melhores soluções ou tratamentos.

Quando se trata do fator humano, porém, estamos falando da maneira como os tutores de pets alimentam esses animais e o tempo que gastam com brincadeiras e passeios em prol da saúde deles.

Excesso de ração, de sobras de comida e de petiscos, bem como sedentarismo, são exemplos claros disso.

É exatamente por isso que o primeiro passo para cuidar de um pet obeso é rever os hábitos que o humano vem tendo.

Qual a quantidade de ração oferecida ao longo do dia? E de água? Seu animal de estimação é ativo ou sedentário? Você dá atenção ao seu pet? Tal reflexão é vital para a mudança que vocês desejam.

Passo a passo para ajudar o pet a emagrecer

Procure um veterinário

O veterinário é o profissional que vai te guiar quanto ao tipo de ração e à quantidade ideal para o pet, bem como determinar quantos quilos o seu cão ou gato precisa eliminar.

Em alguns casos, ele poderá pedir exames para verificar taxas e complementar o tratamento da forma mais adequada possível.

Siga as orientações veterinárias

Em casa, você precisará respeitar as orientações dadas pelo veterinário na hora de alimentar o seu animal — quantidade, tipo de ração e horários adequados.

Uma dica interessante é fracionar as porções ao longo do dia, de modo que o animal coma mais vezes sem burlar a dieta.

Opte por ração de qualidade

A ração oferecida para um cachorro ou gato obeso precisa ter o valor nutricional adequado, só que com uma menor quantidade de calorias.

Há diversas opções no mercado, inclusive de rações light. Mas, antes de comprar, verifique as indicações do veterinário, optando sempre por rações de qualidade.

Ofereça água

A água é algo indispensável para o funcionamento do organismo de qualquer ser vivo, o que não poderia ser diferente com os nossos animais. Deixe o bebedouro sempre limpo e com água fresca à disposição do seu pet.

Estimule exercícios físicos

É impossível falar de combate à obesidade sem falar de exercícios físicos. Em se tratando de pets, isso pode ser feito com caminhadas e brincadeiras dentro de casa.

Você pode criar uma área para que os gatos escalem à vontade, por exemplo, ou mesmo jogar bola ou frisbee para colocar os cães em movimento.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como emagrecer um cachorro ou gato, veja o vídeo do canal Dica do Veterinário.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.