Por que fazer torre quente na cozinha?
Cozinhar deve ser uma atividade completamente relaxante e empolgante para quem está comandando o fogão. Mas para que isso aconteça, é necessário contar com muitos itens além dos simples ingredientes. Assim, é preciso que o espaço também o ajude a aproveitar da melhor forma possível.
Dentre as opções de design que vêm crescendo nos últimos anos, a cozinha planejada que acopla tudo o que você precisa em apenas um lugar é o destaque. Com forno de embutir, pia, armários milimetricamente pensados para o seu maior conforto, muitas casas já contam com essa estrutura organizada.
Além disso, uma inovação que vem ganhando espaço é a torre quente, que, além de contribuir para um design mais moderno do ambiente, também ajuda a otimizar o espaço da sua cozinha de forma muito mais inteligente e proveitosa.
O que é uma torre quente?
Ela também é popularmente chamada de torre de fornos e nada mais é do que uma estrutura construída verticalmente para que consiga abrigar os aparelhos quentes que você tem à sua disposição, como lava-louças, micro-ondas, fornos elétricos, entre outros. Assim, eles ficam reunidos num só local e facilitam tanto a preparação quanto a organização e a limpeza.
Para planejar a sua torre quente, é bem simples, basta prestar atenção na sua necessidade e no espaço que você tem disponível. Esse é o primeiro passo. Então, veja em qual local da sua cozinha você consegue encaixá-la da melhor forma, para aproveitar de fato todos os benefícios de tê-la.
O segundo passo é pensar adequadamente no layout que você irá precisar construir. Geralmente, as torres quentes acabam ficando ao lado da geladeira, mas isso não é, nem de longe, uma regra da construção, e você pode reaproveitá-la de outras formas e em outros locais, como, por exemplo, colocando-a no final da bancada para que passe a ocupar um canto que dificilmente você utilizaria no dia a dia.
E se você está pensando na melhor forma de conseguir aproveitar o ambiente da cozinha, a dica é que posicione sua torre próximo à pia, principalmente se o espaço da sua cozinha for grande. Isso vai gerar uma boa economia de passos em muitos casos.
Ainda, pontos de instalação dos equipamentos são itens a se considerar. Precisamos, para que haja eficiência na utilização, de tomadas e disjuntores para que os equipamentos funcionem perfeitamente. Lembrando que, em caso de máquina de lavar, é necessário pensar também na entrada e na saída do fluxo de água.
Materiais da torre quente
Agora que você já decidiu onde vai ficar a sua torre, chegou a hora de verificar qual material irá utilizar para sua construção. As mais tradicionais são as torres feitas de madeira ou alvenaria. Para escolher qual material é o ideal, basta verificar o estilo de construção da sua cozinha. Como ela é feita?
O segredo está em seguir a mesma tendência, inclusive nas cores. Isso vai facilitar na harmonização visual da sua cozinha.
Em ambos os casos, é necessário também definir a ordem em que os equipamentos serão depositados. E aqui a dica de ouro é colocar os que têm menos uso para cima, deixando mais acessível aqueles que você utiliza com mais facilidade no dia a dia.
Isso é importante planejar, porque as medidas dos equipamentos irão interferir diretamente na medida da cuba e na sua instalação. Por isso, faça essa análise antes da construção, anote as medidas e já avise o construtor para que ele leve isso em consideração na hora da definição do projeto.
Seja como for, a torre quente é uma tendência que veio para ficar. Em ambientes cada vez mais planejados, é fundamental que você invista em bons materiais para proporcionar inteligência de usabilidade diária.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.