O que faz um médico especialista em medicina preventiva?
Iniciada nos Estados Unidos na década de 80, a medicina integrativa ou preventiva visa proporcionar uma melhor qualidade de vida e longevidade para o paciente, com o objetivo de unir a saúde do corpo e da mente.
Já a definição dessa vertente da medicina é a junção de iniciativas com o objetivo de promover a saúde de homens e mulheres, atuando de forma assídua na prevenção de doenças e impossibilitando que elas evoluam.
Além disso, a medicina preventiva está associada à melhoria da composição corporal, visando reduzir o percentual de gordura no corpo e melhora da aptidão para prática de exercícios físicos. Tudo isso com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida, do sono, bem-estar e diminuição do estresse do paciente causado pela correria do dia a dia.
As estratégias da medicina preventiva dividida em três tipos de prevenção:
- Primária: atua de forma a evitar que o paciente desenvolva algum tipo de doença, começando desde o período gestacional;
- Secundária: junção das medidas que ajudam que o especialista em medicina preventiva consiga ter um diagnóstico precoce e promover o tratamento da doença nos estágios iniciais;
- Terciária: auxilia na redução dos efeitos negativos causados pela doença já existente, minimizando possíveis complicações e restabelecendo a qualidade de vida e bem-estar do paciente.
O que faz um médico especializado em medicina preventiva
Muito mais do que tratar um paciente, o médico especializado em medicina preventiva tem como meta garantir que a saúde da população esteja em bom estado e evitar o desenvolvimento de doenças.
Ele atua em todos os níveis da prevenção, envolvendo também o retardamento do desenvolvimento de enfermidades que já estão instaladas e reduzir suas complicações para que o paciente consiga se curar sem maiores complicações.
De acordo com alguns estudos, o investimento em ações que promovem esse tipo de prevenção e promoção da saúde implicaram em uma redução significativa das despesas com tratamento em fases mais avançadas de doenças.
Por isso, o especialista em medicina preventiva precisa estar sempre atento aos aspectos da assistência médica para que assim seja possível evitar o aparecimento, desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde, garantindo uma vida muito mais longínqua ao paciente.
É importante ressaltar que essa prevenção é feita por meio de exames regulares, para que assim ele consiga detectar fatores de riscos das doenças em fases iniciais e reduzir ou eliminar os efeitos negativos que possam ser causados e desencadeados por ela.
Como atua e qual a capacitação o especialista em medicina preventiva deve ter?
Um especialista em medicina preventiva pode atuar de diversas formas e em uma séria de ações que podem ser tomadas, sendo que o acompanhamento precisa seguir algumas etapas importantes:
- Avaliação individual e humanizada;
- Bioimpedância;
- Acompanhamento e planejamento nutricional;
- Correções hormonais;
- Plano para execução de atividades físicas;
- Implantes hormonais.
Além disso, esse médico especialista em medicina preventiva precisa estar capacitado para realizar e elaborar as seguintes tarefas:
- Segmentação de riscos, rastreamento e diagnóstico precoce das doenças mais prevalentes e relevantes, assim como o câncer;
- Elaboração de sugestões baseadas em evidências para mudança de estilo de vida, a fim de promover a saúde e o envelhecimento saudável do paciente;
- Ajudar na educação do paciente e intervenção motivacional para controle de riscos que sejam mutáveis;
- Realização da promoção, estruturação, monitoramento e avaliação de programas que gerem maior bem-estar no paciente e de medicina preventiva em seus diferentes contextos.
Como se nota, o especialista em medicina preventiva é extremamente importante para o funcionamento e elaboração de qualquer tipo de estratégia para a prevenção e promoção da saúde e bem-estar do paciente, de forma que ele se mantenha saudável e livre de qualquer tipo de doença.
Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.