Conheça a história das máquinas de cartão de crédito

Conheça a história das máquinas de cartão de crédito

A maquininha de cartão é um dos principais aliados de empreendedores no dia a dia de seus negócios.

Ter uma maquininha de cartão que recebe na hora é fundamental para vender mais e oferecer agilidade e comodidade para os clientes na hora do pagamento. 

Hoje existem diversos modelos de maquininhas que oferecem uma série de funcionalidades, aceitando as mais variadas bandeiras de cartão e oferecendo opções de parcelamento e tecnologias de pagamento por QR Code e aproximação.

Mas nem sempre as maquininhas foram tão rápidas e funcionais como são hoje, por isso vamos te contar um pouco sobre a história e a evolução desses aparelhos. 

As maquininhas são responsáveis pela maioria das vendas com cartão de crédito e estão presentes em cerca de 56% das micro e pequenas empresas do Brasil, segundo pesquisa do Sebrae de 2021.

Os principais motivos para o aumento da adesão no varejo são a satisfação dos clientes e o potencial de aumento das vendas. 

Confira abaixo a história das máquinas de cartão de crédito ao longo dos anos.

Implementação dos primeiros sistemas de pagamento eletrônico 

O primeiro modelo de maquininha de cartão surgiu em 1973 nos Estados Unidos.

O sistema de pagamento eletrônico apresentava um leitor eletrônico em terminais de pagamentos em que os consumidores usavam um cartão com tarja magnética para realizar pagamentos. 

Na época, o consumidor ainda precisaria assinar um registro que o identificava como dono do cartão para concluir a transação, já que ainda não existia um sistema de senhas ou algo semelhante para confirmar as transações.

No Brasil, as maquininhas de cartão chegam como “terminal de pagamento” também na década de 1970, em que o processo era todo manual com cartões em alto-relevo que continham os dados do consumidor. 

1974: surge o primeiro cartão com chip 

O sucesso dos terminais Visa e a grande aceitação internacional gerou uma grande corrida por participação no mercado de pagamentos.

Com os avanços no setor, em 1974, o inventor francês Roland Moreno criou o “SmartCard”, que é o primeiro cartão com chip.

Menos de 20 anos depois, em 1992, o chip em cartões de crédito já era obrigatório em diversos países.  

1995: os terminais eletrônicos de pagamento chegam ao Brasil 

No período entre 1974 e 1995, as maquininhas de cartão evoluíram bastante de seu modelo inicial. Numa chegada em larga escala ao Brasil em meados dos anos 1990, as maquininhas de cartão já tinham teclado numérico e sistema de senhas para confirmação dos pagamentos.

A partir de 1995, começa a caminhada para a adesão de consumidores e lojistas às maquininhas de cartão de crédito e débito no Brasil. 

Fim da exclusividade de bandeiras de cartão 

De 1995 até 2010, a Visanet (bandeira Visa) e Redecard (bandeira Mastercard) monopolizam o setor, o que impediu certos avanços no sistema de pagamento eletrônico.

Em 2010, o monopólio acaba, e o mercado se abre para a entrada de novas instituições financeiras e fintechs que oferecem novos serviços e funcionalidades no pagamento eletrônico. 

Benefícios dos modelos de maquininhas de cartão

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que, em 2016, mais de 70% dos brasileiros já utilizam os cartões de crédito e débito.

Para o cliente, o cartão é uma forma mais prática de realizar pagamentos, uma vez que oferece mais segurança para perdas e roubos e possui fácil controle do crédito pessoal

As maquininhas de cartão também apresentam diversas vantagens para os empreendedores. A primeira delas é a possibilidade de aumento de vendas, já que a maioria dos clientes utilizam cartões.

Hoje em dia, já existem maquininhas que oferecem também a opção de pagamentos via PIX, por exemplo. 

Além disso, as maquininhas facilitam as vendas e o controle financeiro, já que muitos modelos oferecem a opção de recebimento na hora, com baixas taxas de juros.

As maquininhas de cartão são fundamentais para movimentar a economia brasileira e possibilitar o crescimento de micro e pequenos negócios no país. 

Por fim, se você quiser saber mais sobre a história das máquinas de cartão de crédito, veja o vídeo do canal Cartões de Crédito Alta Renda.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos