A importância de utilizar o calçado correto para cada esporte

A importância de utilizar o calçado correto para cada esporte

Que a prática de exercícios físicos é extremamente importante para manter nosso corpo saudável, isso já sabemos, não é mesmo?

No entanto, engana-se quem acredita que qualquer tipo de calçado serve para todas as atividades físicas.

Seja os tênis de trilha, para corridas, para musculação ou as sapatilhas de ciclismo, cada um deles foi desenvolvido para diminuir os impactos dos exercícios, protegendo os pés a fim de evitar que ocorra lesões ou fraturas nos pés, joelhos e articulações.

Portanto, quer saber como escolher o calçado correto? Confira as dicas que separamos, aqui, especialmente para você.

Como comprar o melhor tênis para praticar esportes?

Para realizar as atividades físicas, a escolha do calçado apropriado é um fator que vai proporcionar mais conforto e segurança durante os exercícios, o que faz total diferença, pois usar o tênis errado pode provocar dores nos pés e nas pernas.

Por isso, para descobrir como cada um pisa, muitas lojas de calçados promovem testes para verificar as pisadas dos clientes, isso facilita na escolha correta do tênis. São três categorias, que servem de orientação na compra correta do tênis, que são:

  • Pisada pronada: são aquelas em que a pessoa pisa para dentro, essa desgasta mais a parte interna do solado;
  • Pisada supinada: oposto da anterior, aqui, o peso dos pés fazem que as pisadas sejam para fora, desgastando mais as partes externas das solas dos tênis;
  • Pisada neutra: já ocorre um equilíbrio na pisada, em que o desgaste da sola do sapato é por igual.

Ainda há outros fatores que devem ser analisados antes de adquirir o par de tênis, com o propósito de preservar a integridade da sua saúde física. Outra dica ao comprar é preferir uma numeração acima da sua de costume, por exemplo, calça 35, opte por 36, favorece para não machucar as unhas ou criar calos. Por último, não menos importante, o recomendado é investir em, no mínimo, dois pares de tênis para alternar entre os treinos.     

Quais as principais diferenças entre os tênis esportivos?

Os tênis esportivos possuem características como bolhas, espumas, molas e pequenas aberturas nas laterais. Já os tênis casuais não possuem amortecedores. Assim, não devem ser usados para praticar esportes, somente para passeios.

Porém, como dito anteriormente, para cada modalidade de esporte existe um calçado apropriado. Veja a seguir! 

Tênis para caminhadas

Por ser uma atividade ao ar livre, o solo pode apresentar variações escorregadias, por essa razão, opte por modelos que tem sola antiderrapante, sistema de amortecimento nos calcanhares caso o cano seja baixo, permitindo que os dedos fiquem flexíveis dentro do tênis, sem estar muito frouxo ou muito apertado.

Botas para trilhas

Para essa atividade, prefira as botas que são mais fechadas, com cano para proteger contra possíveis torções e com cadarços que serão o apoio para os tornozelos quando andar em terrenos irregulares, proporcionando mais segurança e firmeza para os pés.

Tênis para corridas

Para quem pratica corridas, os tênis devem ser leves e apresentar um sistema de amortecedor capaz de reduzir o impacto dos pés sob o solo. Escolha os que possuem o cano curto e não permitam que aconteça a transpiração para essa parte do corpo, evitando o acúmulo de suor. 

Sapatilha de ciclismo

Pedalar é uma atividade cheia de benefícios, pois trabalha o corpo todo, por esse motivo que a busca por essa prática tem crescido bastante ultimamente.

Ao esportista, a escolha nesse caso são as sapatilhas de ciclismo que trazem segurança, estabilidade, conforto e ainda melhoram o desempenho.

Apesar de impedir que os pés se soltem com facilidade do pedal, em caso de acidentes, o ciclista consegue desprender a sapatilha facilmente.

Há outras categorias de ciclismo em que para cada uma existem sapatilhas específicas como para o ciclismo urbano, as estradas, o cicloturismo, entre outras. 

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos