As melhores trilhas sonoras de games

As melhores trilhas sonoras de games

Ao contrário de outras mídias audiovisuais, como filmes e séries, os games se destacam pela sua imersão. Isso porque permitem que os jogadores entrem de cabeça naquele universo, tomando as rédeas das decisões e envolvendo-se com a narrativa de uma forma muito mais íntima e pessoal.

E um dos elementos responsáveis por essa imersão é a música, fundamental para ajudar a contar a história, criar a atmosfera desejada e despertar as emoções nos gamers. Mas você já se perguntou quais seriam algumas das melhores trilhas sonoras já criadas para essa mídia? O texto abaixo apresenta uma seleção incrível com algumas delas, para ajudar na sua escolha de comprar na Fast Shop o seu próximo jogo.

The Witcher 3: Wild Hunt

Um dos ingredientes que torna a trilha sonora de The Witcher 3: Wild Hunt tão única e aclamada é a sua inspiração. O compositor Mikolai Stroinski e a CD Projekt Red, estúdio criador do jogo, inspiraram-se em músicas eslavas para criar o conjunto de canções presente no jogo.

Essa escolha fez com que fossem utilizados instrumentos folclóricos como suka, gusli e gadulka, combinando-os em uma orquestra única e diferente de tudo o que os gamers já ouviram. Essa escolha também é perfeita para a atmosfera do jogo, sendo que as faixas entregam o que se espera nos momentos de aventura e heroísmo da trama.

Hollow Knight

O cenário de Hollow Knight é bastante desolador: na história, um cavaleiro deve partir em uma missão suicida em um mundo tomado por zumbis insetos. Apesar do cenário melancólico, o compositor Christopher Larkin não focou em fazer arranjos que destacasse esse aspecto do game.

Pelo contrário, ele optou por compor melodias contidas de cordas e piano, envolvendo o game em uma atmosfera sentimental. Ao invés de encarar a história de forma mais urgente, a trilha coloca o jogador em um estado de contemplação de um mundo devastado, tocando o gamer de forma única.

Journey

Feita com um esmero incrível, a trilha de Journey é um dos pontos altos desse jogo indie. As canções do game levaram três anos para serem feitas, as quais resultaram em uma trilha dinâmica e que reage às ações feitas pelo jogador no game. O trabalho do compositor Austin Wintory conseguiu capturar, com perfeição, a jornada emotiva proposta pelo jogo, com sons que acompanham uma narrativa solitária, grandiosa e humana.

O trabalho feito no game foi tão impressionante que foi reconhecido até no Grammy, principal prêmio do ramo musical no mundo. A trilha foi indicada na categoria Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual em 2012, disputando o prêmio com filmes como Batman — O Cavaleiro das Trevas Ressurge e As Invenções de Hugo Cabret.

The Last of Us Part II

Considerado uma das obras-primas dos videogames, The Last of Us Part II é um game visceral e marcante. Ao longo da história, o jogador deve lidar com sentimentos intensos e extremos, o que torna a atmosfera do jogo, ambientado em um mundo pós-apocalíptico, ainda mais pesada.

Nessas condições, o compositor Gustavo Santaolalla brilha ao criar uma trilha que traz bastante sensibilidade aos momentos mais devastadores da história. A mistura de percussão, guitarras e solos de violoncelo são excelentes, mas o diferencial das composições é o silêncio, que valoriza ainda mais o que acontece em tela.

Shadow of the Colossus

Um clássico dos games, Shadow of the Colossus é um game que marcou uma geração quando foi lançado para PlayStation 2. O RPG tem grandes campos abertos, que permitem que o jogador possa explorar um vasto mapa enquanto se encanta com uma história contada com sutilezas pela jogabilidade.

Para coroar essa imersão, há uma trilha sonora que emula perfeitamente o clima de aventura e mistério desse universo. O segredo está na mistura brilhante de orquestras e recursos sinfônicos de sopro com instrumentos de percussão, criando algo que desperta o sentimento de desbravamento no jogador. Faixas como “A Violent Encounter” e “The Opened Way” trazem o tom épico que tornam esse jogo ainda mais inesquecível.

Doom (2016)

Em poucos casos houve uma combinação tão perfeita entre o ritmo do jogo e a sua trilha sonora como no reboot de Doom, lançado em 2016. Pulsantes e frenéticas, as composições heavy metal feitas por Mick Gordon ditam a jogabilidade desse game insano.

Para conseguir esse feito, o compositor utilizou sons reais, como os de uma motosserra, misturados com ruídos de sintetizadores. A trilha ainda é complementada com solos de guitarras e um sistema que acompanha o modo de jogar. O resultado é uma trilha imersiva, com faixas marcantes e violentas, que se destacam nos momentos de maior agressividade.

Equipe Conteúdos Geniais

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