O que é bom para desinchar após cirurgia do pé?

O que é bom para desinchar após cirurgia do pé?

Após a realização de uma cirurgia no pé, é natural que o local operado apresente inchaço. Isso acontece porque a intervenção causa um trauma na região, por mais que seja realizada com o intuito de corrigir um problema de saúde e promover qualidade de vida ao paciente.

Em uma cirurgia de joanete, por exemplo, é necessário que o médico corte o osso do dedão deformado e o posicione no local correto. Para fixar o dedo em sua nova posição, pode ser necessário instalar um parafuso ou até mesmo uma prótese. Por mais que traga conforto e alívio a longo prazo, este procedimento é traumático para o pé, sendo esperado que o local apresente inchaço.

Quanto tempo dura o inchaço após uma cirurgia no pé?

O nível de inchaço, assim como seu tempo de duração, depende de diferentes fatores, variando de caso a caso. Alguns dos principais aspectos que influenciam no inchaço apresentado são:

  • Tipo de cirurgia realizada;
  • Gravidade e características do problema tratado;
  • Particularidades do organismo do paciente;
  • Respeito aos cuidados pós-operatórios recomendados pelo especialista.

Dicas para reduzir o inchaço após a cirurgia no pé

Como foi visto, os cuidados pós-operatórios são fundamentais para favorecer a redução do inchaço após a realização de uma cirurgia no pé. Por isso, é fundamental que o paciente tente manter a elevação da área operada, além de utilizar as medicações anti-inflamatórias conforme indicado pelo cirurgião.

Outros cuidados dizem respeito a não apoiar o peso do corpo sobre a região operada, bem como manter repouso no período indicado pelo médico e evitar a realização de esforços físicos intensos nos primeiros dias após a cirurgia no pé. Em geral, todas essas recomendações são passadas no momento da alta hospitalar, e também podem variar de acordo com as características do caso.

Também são necessários cuidados com o curativo da operação, evitando molhar ou ficar mexendo nos pontos. Ao tomar banho, o paciente deve ficar sentado para evitar sobrecarregar o membro operado, minimizando também as chances de que ocorram acidentes.

Quando o inchaço é preocupante?

É importante que os pacientes entendam que a presença de inchaço não significa que a cirurgia no pé foi mal executada ou apresenta complicações. Esta é uma reação esperada do organismo, que certamente reage a um trauma — por mais que a lesão tenha sido causada de maneira proposital, como na intervenção corretiva.

Entretanto, toda cirurgia envolve risco de complicações, e a presença do inchaço também pode ser um sinal de que há algum problema pós-operatório. Quando o edema não regride após alguns dias, se manifesta de maneira exagerada ou quando é acompanhado de febre, sangramento abundante ou dores que não são controladas por meio de analgésicos, é necessário consultar o cirurgião para uma avaliação do quadro.

O acompanhamento de um profissional especializado também é fundamental para o sucesso da cirurgia no pé, cabendo a este médico oferecer todas as orientações a respeito dos cuidados necessários para minimizar os desconfortos do inchaço e prevenir complicações relacionadas à cirurgia.

Gostou desse Conteúdo Genial? Continue lendo essa e outras matérias em nosso portal!

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.