Como planejar uma reforma bem-sucedida em sua casa?
Se você mora em uma casa, com certeza sabe da importância de manter em dia os reparos e programar reformas para evitar a depreciação do seu imóvel, corrigir defeitos na estrutura, valorizar a casa, elevar o valor de venda e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores.
Embora seja um processo que demanda um período longo de tempo e várias particularidades, é sempre uma satisfação escolher os detalhes que vão oferecer conforto e dar um toque especial para o lar, como a escolha da tinta ideal para a parede, os lustres, as portas, as janelas, os detalhes da área externa e outros.
Por isso, para ter menos preocupações, é sempre bom planejar a reforma da sua casa não só para evitar estresse, mas também para que a obra ocorra dentro do tempo devido e não gere gastos além do que foi determinado inicialmente.
1. Defina a intenção da reforma
Para ter sucesso na reforma, é preciso definir o objetivo principal para não se desviar do foco, gerar gastos excessivos e mexer no que não é necessário. Por isso, você deve ter um escopo de quais cômodos entrarão na reforma, quanto vai custar e o que necessariamente deverá ser feito em cada um.
Para isso, a presença de um arquiteto se faz importante, porque ele vai montar um projeto de acordo com a realidade de cada morador e vai garantir que todas as exigências e burocracias sejam cumpridas.
2. Estabeleça um orçamento
Esse ponto não deve ser negligenciado. Depois de avaliar quais serão as mudanças necessárias e desejadas na casa, é preciso avaliar se o dinheiro disponível cobre todas as despesas.
Muitos gostam de juntar dinheiro durante um determinado período antes de começar a reforma, o que é uma forma de evitar apertos financeiros. Mas muitas pessoas parcelam os materiais e a mão de obra. Por isso, a programação vai evitar dívidas e gastos desnecessários, sem comprometer a renda mensal. Além disso, não se esqueça de fazer diferentes orçamentos, seguindo as dicas:
- visite lojas de materiais de construção e pesquise os preços;
- pesquise as lojas que fazem entregas no seu bairro e tenha uma lista;
- verifique as condições de pagamento e a melhor data de entrega do produto.
3. Divida a reforma em etapas
Durante o planejamento, separe cada etapa por cômodos e tenha um cronograma da obra de acordo com a prioridade de cada um, por exemplo: primeiro a cozinha, depois os quartos, depois a sala e assim por diante.
Com o cronograma é possível considerar o tempo da reforma dos cômodos, a entrega dos fornecedores, as condições climáticas da estação (prever as chuvas) e datas comemorativas que podem atrasar a obra.
4. Priorize as reformas na infraestrutura da casa
Imagine descobrir que a casa precisa reformar o encanamento ou a parte elétrica quando estiver na fase do acabamento da reforma? Com certeza é um grande transtorno. Por isso, priorize a manutenção hidráulica e elétrica e outros reparos estruturais para garantir a segurança de todos.
5. Procure mão de obra especializada
Para evitar dor de cabeça, uma maior extensão do prazo e um serviço duvidoso, procure profissionais capacitados, que garantem um serviço bem feito e que tenha boas indicações. Por isso, procure lojas conceituadas, converse com os profissionais e busque indicação de pessoas conhecidas.
6. Prepare-se para os imprevistos
Imprevistos em uma reforma são inevitáveis e, mesmo que você tenha se planejado e preparado muito bem, não é possível prever tudo o que pode acontecer. Principalmente se o imóvel for mais antigo, pode ser que você se depare com problemas na infraestrutura que vão demandar um valor a mais do orçamento. Por isso, tenha sempre um montante a mais programado para os imprevistos.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.