O que tem para fazer em Goiânia? 22 lugares

O que tem para fazer em Goiânia? 22 lugares

Goiânia, a capital de Goiás possui bastante natureza e, além disso, recebe feiras fantásticas, mas essas não são as únicas alternativas para aproveitar na cidade. Confira nossas sugestões sobre o que tem para fazer em Goiânia!

Quer planejar sua viagem para Goiânia mas não sabe por onde começar? Isso é normal, a região é injustamente conhecida somente pelo turismo de negócios ou ponto de partida para as regiões turísticas, como por exemplo, Pirenópolis e Caldas Novas.

Antes de viajar, procure saber quais são os melhores hotéis em Goiânia, para ficar bem acomodado.

Localizada a aproximadamente 210 km de Brasília, Goiânia foi fundada em 1933, ao comemorar 3 anos da Revolução de 1930. Mesmo que seja relativamente nova, ela apresenta grande desenvolvimento demográfico, social e econômico.

Você já sabe quantos dias vai ficar na cidade? Pense nisso para conseguir priorizar as coisas que você deseja conhecer. Essa cidade conta com espaços históricos, diversão para todos os tipos e uma culinária fantástica.

Dicas do que fazer em Goiânia 

É válido falar que, mesmo que a cidade não seja tão popular por seus pontos turísticos, quando você for planejar o que fazer em Goiânia, você terá mais opções do que você imagina. Entretanto, preparamos aqui um ponto de partida.

A partir dessas sugestões, determine aquelas que fazem mais seu estilo e faça seu roteiro pela cidade!

Passeio pelo centro da cidade

Uma das coisas mais interessantes para fazer em Goiânia é passear pelo centro da cidade.

Goiânia é conhecida, também, como a capital brasileira art déco, devido aos prédios ainda preservados e tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As principais opções são:

  • Praça Cívica;
  • Grande Hotel;
  • Teatro Goiânia;
  • Estação Ferroviária;
  • Lagos das Rosas.

Ainda no centro da cidade, é possível avistar uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, uma vez que a cidade estimula o grafite. São pinturas maravilhosas representadas nos muros e fachadas de edifícios residenciais e comerciais.

Com o tempo, não deixe de passar no Mercado Central e experimente uma das empadas mais conhecidas da cidade. Também faça uma visita ao Mercado Popular da 74 onde, aos sábados, tem um envolvente sambinha. Conheça, ainda, os restaurantes e bares da Rua 8, ou Rua do Lazer. Em todos esses locais é possível conhecer as comidas típicas de Goiás.

Principais pontos turísticos em Goiânia

Muitos parques

A cidade recebeu o título de uma das capitais mais verdes do Brasil. Isso em razão dos mais de 40 parques que tem. Logo, uma sugestão do que fazer em Goiânia, especialmente aos domingos de manhã, é passear por esses parques.

Entre as alternativas estão:

  • Parque Beija-Flor;
  • Parque Cascavel; 
  • Parque Vaca Brava;
  • Jardim Botânico;
  • Parque Areião;
  • Lago Das Rosas;
  • Parque Flamboyant;
  • Parque Botafogo;
  • Bosque dos Buritis.

Feiras, feiras e mais feiras

Além de parques, o que mais tem na cidade são feiras, de todos os tipos. Nessas feiras você encontra calçados, comidas, artesanatos, roupas e diversas outras coisas. É possível encontrar de tudo e mais um pouco nelas.

As feiras mais conhecidas de Goiânia são:

  • Feira da Lua e sua conhecida área gastronômica (não vá embora de lá em experimentar, pelo menos, uma torta doce);
  • Feira do Sol, com artesanatos e quadros de primeira (a feira é feita na Praça do Sol, onde há um letreiro instagramável);
  • Feira Hippie, feita na Praça do Trabalhador;
  • Feira do Cerrado.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Com projeto assinado pelo renomado arquiteto, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma das alternativas do que fazer na cidade. Lá, é possível andar de patins, visitar o Palácio da Música Belkiss Spenzieri e o Museu de Arte Contemporânea. 

Memorial do Cerrado

Que tal buscar entender um pouco mais da cultura e história do Cerrado? O melhor local para isso é o Memorial do Cerrado, localizado no Campus II da PUC-Goiás.

Lá, voltamos na época das caravelas, conhecemos réplicas de quilombos e aldeias, além de participar de uma breve aventura em uma trilha ecológica.

Degustar um frango com pequi

Sim, há uma disputa acirrada entre Minas Gerais e Goiás sobre de onde vem o pequi. Mas isso pouco importa, pois as duas culinárias são incríveis. Então, uma sugestão do que fazer em Goiânia é provar os pratos típicos da região.

Além de degustar o famoso frango ou arroz com pequi, há uma série de outras comidas saborosas para experimentar por lá, viu? Guariroba, frango caipira, sem mencionar a conhecida “jantinha”, receita composta pelo espetinho acompanhado de feijão tropeiro, mandioca e arroz. Dá até uma água na boca!

Desde restaurantes populares até as churrascarias de Goiânia, um roteiro gastronômico é mais que obrigatório em seu passeio.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas sobre o que tem para fazer em Goiânia, veja o vídeo do canal Estevam Pelo Mundo.

Equipe Conteúdos Geniais

Equipe Conteúdos Geniais

Outros artigos