Lavagem inteligente: como cuidar das suas roupas de forma eficiente
A criação da máquina de lavar ajudou a vida de milhões de pessoas no mundo todo. Ela facilitou o que era um processo cansativo, tornando a lavagem algo muito mais prático, fácil e que tomasse menos tempo no dia a dia. Contudo, apesar dessas facilidades, ainda é necessário tomar certos cuidados na hora da lavagem, sabendo separar as roupas e sempre utilizando sabão líquido — e outros produtos de limpeza — de qualidade.
Afinal, uma lavagem eficiente, que colabore para que as roupas não desbotem e durem mais, deve ser feita aplicando várias dicas valiosas. Neste texto, conheça algumas das orientações que farão a diferença na lavagem das suas roupas.
Verifique as etiquetas das roupas
Muita gente costuma cortar as etiquetas das roupas porque elas podem incomodar, mas isso pode ser prejudicial na hora de lavar as suas peças. Afinal, elas são importantes, pois fornecem informações essenciais sobre como fazer a lavagem correta da roupa, orientando a pessoa sobre o que pode — e o que não pode — ser feito com ela durante a lavagem.
Assim, crie o costume de sempre olhar as etiquetas das roupas antes de lavá-las, seja nas peças novas, seja nas mais antigas. Se tiver dúvidas sobre o que os símbolos da etiqueta significam, pesquise na internet para não fazer algo equivocado. Ainda, você pode até cortar a etiqueta, mas só depois que decorar como lavar a roupa corretamente.
Remova algumas manchas na pré-lavagem
Antes de começar a lavagem, é importante checar se alguma roupa está manchada. Em caso positivo, a melhor forma de preservá-la e aumentar sua vida útil é realizar uma pré-lavagem, uma vez que certas manchas, como as de gordura ou de graxa, são mais difíceis de tirar e não sairão em uma lavagem normal.
Portanto, faça a retirada da mancha antes de colocar a peça na máquina de lavar. Você pode utilizar produtos específicos para removê-las, além de deixar a roupa de molho por até duas horas, para que ela saia por completo.
Tenha atenção com a temperatura ideal
Na lavagem, um aspecto que muitas pessoas não se atentam é a temperatura da água. Existem máquinas que permitem lavar a roupa com água quente, mas dependendo da peça, isso pode ser prejudicial para o tecido, colaborando para estragá-lo e reduzindo a vida útil da roupa.
Assim, consultar as instruções da etiqueta, como citado acima, é a melhor forma de saber se aquela peça pode passar por uma lavagem com água quente ou não. A temperatura mais alta da água é ótima para dissolver a gordura acumulada nos tecidos e ajuda na limpeza de itens como toalhas de banho, mesa e roupa de cama. Entretanto, ela pode danificar roupas feitas de seda ou lã. Por sua vez, a água fria evita o desbotamento das peças e previne que os tecidos naturais encolham com o passar do tempo.
Saiba a quantidade ideal dos produtos
Outra maneira de tornar a lavagem mais eficiente é saber a quantidade correta dos produtos de limpeza que devem ser adicionados neste momento. Há quem use esses artigos em excesso, acreditando que isso deixará a roupa mais limpa. Porém, esse não é o caso.
Uma lavagem com excesso de sabão, amaciante e alvejante acaba deixando as peças com o depósito desses produtos, que ficam visíveis e até mesmo parecem sujeiras. Entretanto, pior do que isso é que esses artigos podem causar alergia e irritações de pele ao se utilizar a roupa. Outro problema do excesso é que há o risco de se criarem crostas dentro da máquina, o que pode danificá-la a médio prazo. Então, para evitar essas situações, sempre leia as instruções de cada produto e veja a quantidade certa a ser utilizada.
Ajuste o nível de água
Todo mundo gosta de fazer economia e uma das formas de fazer isso na lavagem é atentar-se ao nível de água utilizado na máquina. Dentro do eletrodoméstico, existem marcações dos níveis de água, sendo que você deve escolher aquele que é mais apropriado para a quantidade de roupa que está lavando. Outra forma de economizar é reaproveitar a água solta pela máquina. Você pode guardá-la em um balde ou acumulá-la no tanque para limpar outras partes da casa.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente
Os comentários estão fechados.