Passos importantes para quem quer se profissionalizar na área da culinária
Se tem uma área para a qual nunca faltará demanda, é a gastronomia, pois ela une o melhor de dois mundos. Além de ser uma atividade essencial, já que todos nós precisamos comer, ela também mexe com sensações que fazem o ato de comer se tornar uma verdadeira experiência.
Ter os equipamentos corretos, como os ingredientes certos para a refeição e um forno ou liquidificador potente para prepará-los, é vital na hora de fazer bons pratos. E no texto de hoje vamos te mostrar cinco dicas de como transformar suas habilidades culinárias em uma fonte de renda profissional.
Familiarize-se com os ingredientes
Se você já cozinha por hobby, sabe que o primeiro passo é selecionar os ingredientes do prato que deseja preparar. Afinal, os ingredientes certos podem transformar uma refeição comum em uma experiência inesquecível.
E se você quer que seu cliente fique com o prato na memória, então não deve se esquecer de escolher os melhores ingredientes. No caso de frutas e legumes, escolha sempre os bem frescos e sazonais, ou seja, que estejam dentro da temporada. Com isso, você sempre terá o melhor para criar sua refeição.
Outro fator importante é selecionar os melhores tipos e cortes de carne. Neste caso, dê sempre preferência às carnes de primeira e harmonize os ingredientes com temperos que combinam não apenas com a refeição principal, mas com eventuais acompanhamentos.
Domine as técnicas de preparo
Mas não adianta ter os melhores ingredientes ao alcance das suas mãos se você não sabe o que fazer com eles. E, ao contrário da cozinha tradicional, um cozinheiro profissional tem que dominar várias técnicas de preparo.
Por exemplo, no caso das carnes, não basta apenas pegar uma faca e cortar uma peça: é preciso saber os tipos de cortes precisos (julienne, brunoise, chiffonade), bem como identificar qual tipo de corte utilizar em cada carne.
Você também deve estudar os métodos de preparo de cada refeição (grelhar, assar, cozinhar a vapor) e como harmonizar molhos diferentes em cada uma delas. Essas técnicas farão a diferença no seu currículo e na hora de provar suas habilidades como chef.
Atenção com a sua cozinha
Seja franco: você jamais comeria em um restaurante que tem uma cozinha em completa desordem e sujeira, certo? Afinal, organização é um dos pilares de uma cozinha eficiente e segura. Então, você, como “líder” da cozinha, precisa manter esse pilar em ordem.
Um passo importante é deixar, de antemão, todos os ingredientes e utensílios prontos para uso. Assim, você evita ter que ficar procurando alguma faca ou tempero que não está onde deveria.
O mesmo deve acontecer após o fim do expediente: guarde todos os itens em ordem e nos seus devidos lugares. Essa “automação” ajuda a manter o fluxo de trabalho suave e ágil, deixando sua mente livre e concentrada apenas no ato de cozinhar.
E, naturalmente, a higiene é inegociável. Sobrou alguma coisa após terminar a refeição, guarde no freezer ou descarte. Terminou de usar uma superfície? Deixe-a limpa e desinfetada. Além de melhorar a estética da cozinha, essa prática evita o risco de contaminações para seus clientes ou funcionários.
Busque conhecimento
Embora cozinhar seja uma atividade básica da nossa sobrevivência, ela também é um dos maiores exercícios de criatividade do ser humano. Volta e meia alguém descobre novos ingredientes para temperar um prato tradicional ou inventa uma receita nova e surpreendente.
Por isso, destacar-se como chef de cozinha exige atualização constante. E isso não inclui apenas fazer um curso de gastronomia em uma faculdade ou outro curso, mas, sim, ter contato com novos pratos, receitas e até com outras culturas.
Você pode fazer isso se inscrevendo em cursos livres, feiras gastronômicas e palestras e até mesmo em suas viagens. Visite restaurantes de comida típica de outros países para incluir receitas novas ou até fazer misturas entre a culinária brasileira e a de outras regiões.
Monte seu portfólio
Por fim, se a gastronomia é uma arte, você precisa ser como todo artista e ter seu portfólio de receitas. Hoje em dia, ter um site com fotos e descrição dos pratos que você consegue criar é um excelente cartão de visitas.
Vale a pena investir em um portfólio visual com uma pequena descrição de seus pratos, de modo a atrair o interesse de clientes ou possíveis empregadores. O Instagram é uma das redes sociais mais indicadas para isso, e ter um perfil culinário com essas fotos pode abrir muitas oportunidades de trabalho.
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